Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontre-se no SESC Sorocaba!

 

O SESC convida a todos a conhecer sua nova unidade, que estará em festa nos dias 1º e 2 de setembro. Atuando em Sorocaba desde 1985 em uma unidade provisória e com uma parceria com a prefeitura para utilização de espaços públicos, a partir do dia 1º o SESC abre para a cidade sua mais nova unidade: um prédio de 30 mil metros quadrados equipado com teatros, sala de ginástica, brinquedoteca, biblioteca, piscina, vestiários, consultórios de odontologia e outros espaços para seus matriculados e para comunidade em geral usufruirem de inúmeras possibilidades de lazer, cuidados com a saúde, cultura e educação.

A nova unidade evidencia o cuidado do SESC com seus projetos, que oferecem aos visitantes serviços de qualidade, em uma estrutura física pensada e executada para que a experiência dos usuários seja acolhedora e instigante.


mais imagens e bastidores dos preparativos da inauguração estão no Facebook/sescsorocaba

Nessa unidade, porém, o cuidado vai muito além do que pode ser perceptível numa distraída visita. Todo o processo de construção da unidade contou com uma série de práticas sustentáveis que visaram diminuir o impacto ambiental normalmente causado por uma construção desse porte. Atitudes como descarte adequado de resíduos, manejo especial de produtos tóxicos, reutilização de recursos e programa de formação continuada dos trabalhadores da obra, incluindo oficinas para que os trabalhadores aprendessem a utilizar no dia-a-dia conceitos aprendidos na obra, como o aquecimento solar da água, por exemplo. Um dos exemplos de manejo adequado de resíduos é o sistema de lavagem de pincéis adotado durante a obra, que tratava quimicamente os pincéis e recolhia os resíduos de forma que pudessem sem encaminhados para um descarte adequado.

O prédio também foi pensado para uma utilização inteligente e consciente de recursos naturais no dia-a-dia. Um jardim vertical dá conta de refrescar o ar da unidade, a água da chuva é coletada para uso diário, o aquecimento da água é feito por painéis de energia solar e ainda com o calor desperdiçado pelo equipamento de ar condicionado. A luz do dia é aproveitada ao máximo com pequenos refletores dentro da unidade, assim como os vãos de vidro em alguns pontos do teto. Um sistema de Wetland trata a água para reutilização e os resíduos produzidos diariamente na unidade são separados e destinados à uma cooperativa de reciclagem. O SESC Sorocaba conta ainda com cuidadoso projeto de jardinagem, que inclui um jardim sensorial.

O site educativo "SESC e Sustentabilidade" será lançado dia 1º de setembro, aprofundando as medidas sustentáveis adotadas na construção das instalações da unidade e ensinando de modo interativo formas de reproduzir os mesmos conceitos de sustentabilidade na vida doméstica.

Entre os destaques da programação do fim de semana de inauguração, estão a exposição O escultor Francisco Brennand - O milagre da terra, dos peixes e do fogo, com curadoria de Emanoel Araújo; as apresentações musicais de Quarteto Camargo Guarnieri e do músico Ricardo Anastácio, o teatro do grupo Clowns de Shakespeare com Sua incelença Ricardo III e as companhias de dança Ballet Stagium e Cisne Negro, a música do grupo de hip hop Brô MC's com a tribo Guarani Kaiowá e o programa de rádio desenvolvido por jovens do projeto Rádio Ambiente 21.

A programação esportiva promove o encontro do público com atletas recém-chegados de Londres, como os judocas Felipe Kitadai, Rafael Silva, Sarah Menezes e Mayra Aguiar; além de outros grandes nomes do esporte, como o nadador Fernando Scherer.

O público participa da cobertura online da inauguração através das redes sociais! Crie - publique - #compartilhe seu vídeo, texto ou foto da inauguração no Youtube, Twitter ou Instagram utilizando a hashtag #meunovosesc. Na sala de Internet Livre da nova unidade, orientadores e computadores estarão disponíveis para apoiar o público a participar dessa ação.

O conteúdo do público e do SESC estará disponível no site da inauguração!

 

+ Encontre-se no SESC, veja o site da inauguração
+
Acompanhe o facebook na unidade

+ Leia mais sobre o projeto Rádio Ambiente 21

 

  o que:  Inauguração do SESC Sorocaba
  quando:   1º e 2 de setembro
  das 10h às 18h
  onde:   rua Barão de Piratininga, 555 | Sorocaba - SP
  telefone: 15 3332-9933
  ingresso:   gratuito