Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Galeria Prestes Maia

Inaugurada em 1940, pelo então prefeito Francisco Prestes Maia – com direito à presença do presidente Getúlio Vargas –, a galeria surgiu com a dupla função de ser um espaço cultural e servir como ligação subterrânea entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú, com saída abaixo do Viaduto do Chá. Depois da degradação sofrida ao longo da década de 1970, o local passou a abrigar postos administrativos de órgãos públicos.

Em novembro de 2000, como resultado de um convênio com o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a galeria passou a ser uma espécie de filial do museu, embora sem um acervo permanente.

O local abriga até hoje as esculturas de bronze Graça I e Graça II, de Victor Brecheret (1894-1955) – com 2,10 metros de altura e expostas, cada uma, sobre um pedestal de granito de 30 centímetros –, e uma réplica, do mesmo metal, da escultura Moisés, do artista renascentista Michelangelo (1475-1564), produzida pelo Liceu de Artes e Ofícios. O local foi também o primeiro a expor um presépio napolitano datado de 1720, doado à cidade pelo industrial Francisco “Ciccillo” Matarazzo, no final dos anos de 1950, e que hoje compõe o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
 

VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Roma – A Vida e os Imperadores, no Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Em cartaz na cidade até o dia 22 de abril, a mostra sai pela primeira vez da Itália. Com curadoria do professor de história romana da Universidade de Florença Guido Clemente, a exposição é composta de 370 peças e obras originais divididas nos seguintes núcleos: Entre César e Augusto: o Nascimento do Império, que apresenta a dinastia e a vida do soberano Júlio César; Nero, que traz o luxo e a opulência que marcaram o legado de um dos imperadores mais controversos do Império Romano; o apogeu do Império, onde são discutidos os jogos do Circo e do Coliseu romanos; e Um Império Multicultural, parte que explora as variadas origens dos costumes romanos.

O Masp fica na avenida Paulista, 1578, e funciona de terça a domingo (incluindo feriados), das 11h às 18h – às quintas-feiras o horário é das 11h às 20h. Os ingressos custam R$ 15 – estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$ 7 e visitantes até 10 anos e acima de 60 não pagam. Às terças, a entrada é gratuita. O telefone é (11) 3251-5644. Mais informações no site www.masp.art.br