Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O que é saúde?

Ilustração Rodrigo Cunha
Ilustração Rodrigo Cunha

Abordagem do tema passou, nas últimas décadas, de um foco centrado na doença e em seus efeitos para outro, mais moderno, preocupado com a prevenção e a realização de nossas capacidades

texto da Gerência de Alimentação e Saúde do SESC SP

Nos últimos 20 anos temos assistido a um crescimento excepcional no campo da Promoção da Saúde, que vem causando grande impacto nas práticas de saúde pública da atualidade.

Em 1945, quando se identificavam as causas do adoecimento, verificava-se que a origem passava por aspectos como a biologia humana, o meio ambiente e o estilo de vida. A associação do conceito de promover saúde com a atuação sobre esses determinantes deu origem ao movi- mento de prevenção das doenças crônicas. Conhecido como “revolução epidemiológica”, esse movimento, iniciado no Canadá, considerou as correlações com as condições sociais ocupacionais e afirmou que elas deveriam ser, em maior ou menor grau, prevenidas.

Até então, a maioria dos esforços da sociedade, e a maior parte dos gastos para melhorar a saúde, se concentravam na organização do cuidado médico.

E foi justamente nesse período de revisão conceitual em que as evidências da associação entre condições de vida, prosperidade e bom nível educacional se acumularam que surgiu o SESC SP.

Desde sua criação, o SESC SP tem tido a saúde como uma de suas prioridades. Diante da gravidade dos problemas de saúde que os trabalhadores do comércio de bens e serviços apresentavam na época, a instituição adotou uma ação curativa para combater os males que assolavam sua clientela, como, a tuberculose. O acompanhamento pré-natal das gestantes era praticamente inexistente e as condições em que se davam os partos eram precárias. Maternidades foram então construídas, tornando-se a marca inicial do trabalho do SESC SP em saúde.

Com a expansão da rede pública hospitalar, o SESC SP reduziu sua ação em saúde curativa, dedicando-se mais à medicina de caráter preventivo. A ideia era a de estimular a criação de hábitos para a prevenção e consequente preser- vação da saúde.

A saúde sempre foi entendida como o bem maior do qual podemos dispor em nossa vida, pois não há como o ser humano crescer, trabalhar, produzir, amar e ser feliz sem uma saúde adequada ao desempenho das funções básicas vitais.

Completo bem-estar.

O que é saúde?

A Organização Mundial de Saúde a definiu em 1946 – mesmo ano da fundação do SESC – como “a ausência de doenças, o completo estado de bem- estar”. Essa concepção avançou ao longo do tempo, incluindo aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais.


Hoje sabemos que saúde é a resultante da interdependência entre as condições econômicas, sociais, políticas, ambientais, antropológicas, filosóficas, tecnológicas e estruturais de uma determinada região ou do mundo.

A relação entre a saúde e sua contri­buição para a qualidade de vida das pessoas é sabida por todos. Mas para ter uma boa qualidade de vida não basta ter acesso a serviços médicos assistenciais de qualidade. Antes de tudo, são necessá­rias políticas públicas saudáveis. Só assim é possível integrar a prevenção, a assis­tência e a promoção da saúde em um conjunto de ações e medidas eficientes e eficazes que visam a felicidade humana.

Partindo de uma concepção ampla do processo saúde­doença e de seus deter­minantes, o SESC SP entende que a Saúde se promove proporcionando condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, moradia, alimentação, cultura, atividade física e lazer e adotou, portanto, o conceito de Promoção da Saúde como diretriz do Programa de Saúde.

A Promoção da Saúde está asso­ ciada, inicialmente, a um conjunto de valores: solidariedade, equidade, demo­cracia, sustentabilidade, participação, entre outros, e é um processo educativo que aposta na capacidade do ser humano de controlar a sua saúde e seus determi­nantes. É vista como um meio de resgatar a cidadania e proporcionar a transformação do indivíduo em protagonista.

Mas a Promoção da Saúde envolve tanto a responsabilização pessoal quanto comunitária, pois se refere também a uma combinação de estratégias, além de ações individuais (por meio do desen­volvimento de habilidades pessoais). Considera ações do Estado (com implan­tação de políticas públicas saudáveis), da comunidade (por meio de reforço das ações comunitárias), do sistema de saúde e de parcerias intersetoriais, isto é, trabalha com a idéia de responsabilização múltipla, seja pelos problemas, seja pelas soluções propostas.

Vertentes

As diversas conceituações possíveis para a Promoção da Saúde dividem a ação programática do SESC SP em duas vertentes.

Com atividades dirigidas à transfor­mação dos comportamentos, a primeira se restringe aos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e localizando- os no ambiente em que se encontram. Neste caso, o conteúdo se concentra em componentes educativos primariamente relacionados com riscos comportamentais, que se encontram, pelo menos em parte, sob o controle dos indivíduos, como tabagismo, alimentação, atividade física, direção perigosa e aleitamento materno.

No entanto, adotar hábitos saudáveis nem sempre depende apenas do quanto o sujeito conhece sobre a relação entre o conceito de estilo de vida saudável e ambiente. A saúde pode não ser apenas uma atitude, em face das várias situações que podem ser ou não saudáveis, dependendo das escolhas feitas.

As questões de saúde, por sua natureza complexa, envolvem também as relações nas quais as pessoas estão inseridas, tornando a saúde um produto de amplos fatores relacionados com a qualidade de vida, como os econômicos, sociais, culturais, ambientais.

Assim, depende de interferências variadas, como o acesso à educação, condições de trabalho, de moradia e lazer, redes sociais, desigualdades históricas entre gerações, entre gêneros e entre etnias que exercem influencias sobre os diversos estilos de vida.

Dessa forma, numa segunda vertente, ampliada e coletiva, o Programa de Saúde propõe uma articulação de saberes e uma mobilização de recursos institucionais, comunitários, públicos e privados, dando condições de acesso ao conhecimento e possibilidade de enfrentamento.

O grande desafio então é como passar da situação atual para a desejada.

Com esse compromisso de suscitar o desejo de mudança, o questiona- mento, a participação e a solidariedade, o SESC SP busca resposta pela educação. A vivência de experiências apropriadas para criar a possibilidade de uma transformação saudável de valores, atitudes e comportamentos.

A atuação do SESC SP na Promoção da Saúde é desenvolvida de forma integrada com a Odontologia, Alimentação,

Alguns fatos sobre urbanização

Mais de três bilhões de pessoas, em todo planeta, vivem nas cidades

Em 2007, a população mundial vivendo nas cidades ultrapassou os 50% pela primeira vez na história

Em 2030, seis em cada dez pessoas serão moradores da cidade, aumentando para sete em 2050

As questões de saúde envolvem as relações nas quais as pessoas estão inseridas, tornando a saúde um produto de fatores relacionados com a qualidade de vida, como os econômicos, sociais, culturais, ambientais