Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Para uma cultura de sustentabilidade

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional - SESC SP

“De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ousetenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas.”
(Italo Calvino, As Cidades Invisíveis)

Quais os caminhos possíveis para o desenvolvimento econômico socialmente equitativo e ambientalmente sustentável? Qual o futuro das nossas cidades e, nelas, da vida humana?

O empenho em oferecer respostas a essas perguntas passa pelo esquadrinhamento - e pela necessidade de mudança - dos diversos aspectos que configuraram o nosso modo de viver. Atualmente, reavaliamos os ditames sociais, políticos, econômicos, filosóficos, éticos, culturais e educacionais existentes e traçamos ações em busca de caminhos sustentáveis, de modo a escrever uma nova história da humanidade.

Compreender a dimensão ecológica da vida, portanto, é arrojar-se positivamente no caminho da transformação, de si e do mundo, a partir de uma postura de equilíbrio com o ambiente em sua totalidade. Por isso, a configuração das cidades, hoje hegemonicamente nossos espaços de habitação, precisa ser repensada com a tarefa adicional de encontrar soluções para problemas ambientais, sociais e urbanos.

A aquisição de uma cultura de sustentabilidade coloca em pauta, prioritariamente, o fim da pobreza, a ampliação da cidadaniae da educação e a participação da população nos processos decisórios. Esperamos contribuir para   ideais estimulando o pensamento para novas ações, por meio desta edição dos Cadernos de Cidadania, voltada ao tema das cidades sustentáveis.

E, também, para que tenhamos mais respostas para as nossas perguntas.