Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Em Busca do Equilíbrio Perdido

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional - SESC São Paulo

Neste momento, em que diversos setores da sociedade se debruçam sobre a aprovação de leis mais equilibradas  para a utilização dos recursos naturais no país,  oferecemos outros elementos e possibilidades  de reflexão aos nossos cidadãos. O que se precisa  equacionar de maneira negociada e democrática  são políticas públicas que garantam o bem  comum aliado à sustentabilidade para as  gerações atuais e futuras.

Esta edição da série Cadernos SESC de  Cidadania abraça o tema proposto pela Unesco,  “Florestas para o Povo”, já com a perspectiva  de extrapolar as polarizações e apontar para  um diálogo mais amplo que considere os vários  aspectos e posições, às vezes, conflitantes  e antagônicos dessa matéria que interessa aos  cidadãos urbanos tanto quanto aos que vivem  no meio rural. Neste sentido, buscamos  aprofundar as discussões sobre desenvolvimento  e sustentabilidade; extrativismo predatório e de  subsistência; imaginário e realidade das florestas.

Para nós, contribuir para que os cidadãos se incorporem ao debate, com ideias autônomas  sendo capazes de defender e criticar argumentos,  é tarefa tão relevante quanto propor, testar  e validar iniciativas que possam ser apropriadas  e replicadas na sociedade.