Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Novos rumos da TV por assinatura

O SescTV realizou no dia 28 de outubro, no Teatro do Sesc Pompeia, na capital paulista, um encontro com operadoras, canais de TV, produtoras, artistas e agências de comunicação, cujo intuito foi apresentar o perfil do canal e estreitar relacionamentos, num momento marcado por mudanças no setor.

Num teatro lotado por mais de 400 participantes, o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, fez um breve histórico sobre a Instituição, destacando sua natureza privada e seu caráter educativo desde sua criação, em 1946, por iniciativa do empresariado do comércio e serviços. “O Sesc traz uma proposta formadora, educativa, ligada aos objetivos do bem estar, da qualidade de vida, da cidadania e da melhoria de vida das pessoas”, afirmou. Em seguida, relembrou a trajetória do SescTV, desde sua fundação, então TV Senac, com programação ainda voltada para a formação profissional, até ser assumido exclusivamente pelo Sesc, em 2006. “O SescTV procura pôr na tela aquilo que a instituição realiza no seu dia a dia, com programas ligados à cultura, à cidadania, ao esporte inclusivo, à alimentação saudável, ao meio ambiente e a tudo o que tem caráter educativo para a cidadania. Não é nossa intenção a concorrência com outros canais, no sentido da disputa do mercado propriamente dito. Nossa intenção primeira é preencher de maneira qualificada um espaço que não está devidamente preenchido”, disse.

Miranda explicou que o objetivo daquele encontro era mostrar, de maneira mais clara, qual é o perfil do canal e, assim, facilitar a aproximação com outros agentes do setor que tenham interesses em comum. “Pretendemos ampliar a nossa produção”, anunciou. O Diretor elencou alguns pontos de partida sobre as ações desenvolvidas pelo SescTV: “Não está agregado
a nenhum grupo de comunicação. É um projeto de difusão cultural do Sesc. Tem foco nas artes e em todas as manifestações da cultura. Todos os programas são realizados por produtoras independentes. Não veicula publicidade. Trabalha com coproduções, licenciamentos de obras  e parcerias com outros canais”.

Após a apresentação do canal feita pelo Diretor Regional, a atriz Rosi Campos, mestre de cerimônias convidada para o evento, fez algumas esquetes sobre as mudanças do público de TV paga no Brasil. Com humor, ela usou diferentes máscaras e demonstrou seu talento para assumir diferentes personagens. Em seguida, os participantes apreciaram trecho de espetáculo musical Mafaro, de André Abujamra. Com criatividade e irreverência, o músico cantou e tocou guitarra e percussão. “Mafaro é uma coisa que inventei, uma mistura de show com filme”, explicou Abujamra, que interagia com sons e imagens projetadas num telão instalado no fundo do palco. Dentre os “convidados virtuais” do espetáculo estavam o músico Zeca Baleiro e a atriz e cantora Marisa Orth.

O encontro representou, também, uma oportunidade para os profissionais debaterem sobre a recém-sancionada Lei 12.485, que atualiza a Lei do cabo e apresenta novas regras, dentre as quais a criação de uma cota de programação brasileira diária nos canais de TV paga. O setor vive uma fase de expansão no País, alcançando 12 milhões de assinantes.Além disso, essa ampliação tem ocorrido, inclusive, nas classes C, D e E, o que representa o surgimento de um novo público, fato que pode gerar mudanças na grade de programação dos canais. “O SescTV é, na prática, um precursor dessa lei, porque já trabalha com produção brasileira independente”, afirmou a cineasta Tata Amaral, presente ao evento. “É uma lei superoportuna, porque garante uma quantidade de produção brasileira na televisão. É um momento de celebração do audiovisual”, disse a criadora do Videobrasil, Solange Farkas. “Essa lei é um divisor de águas da história do audiovisual brasileiro”, acredita o cineasta Evaldo Mocarzel.

Atualmente, o SescTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo Sistema DTH: Sky (canal 3); Oi TV (canal 28); GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional. O sinal do SescTV é oferecido gratuitamente às operadoras, e os equipamentos para a recepção são fornecidos em comodato, também sem custo.

Leia a edição completa: