Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Contra a fome e o desperdício e a favor da solidariedade

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação celebra, a cada 16  de outubro, o Dia Mundial da  Alimentação. “Unidos contra a Fome” é o tema para 2010, que leva adiante o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema da fome no mundo e de promover a solidariedade nacional e internacional para a erradicação da fome, da má nutrição e da pobreza.

Os êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola em muitos países contribuem para os propósitos e a realização da segurança alimentar, a qual delimita e afirma o direito de cada indivíduo ao acessoregular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade adequada, com base em práticas promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e sejam econômica, ambiental, cultural e socialmente sustentáveis. Nesse objetivo, muito há que ser feito ainda, principalmente em nosso país, detentor de índices que nos colocam entre os maiores produtores de alimentos e, ao mesmo tempo, entre os que mais desperdiçam, desde a colheita até a mesa do consumidor.

Na área de alimentação, o SESC-SP desenvolve ações desde que foi criado, em 1946. Procuramos oferecer ao trabalhador dos setores de comércio e prestação de serviços, e à comunidade em geral, refeições balanceadas e saudáveis e atividades educativas de orientação nutricional e cultura alimentar, difundindo conceitos e propostas para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Na área de segurança alimentar, o Programa Mesa Brasil, iniciado pelo SESC-SP e expandido nacionalmente, é um modelo de ação que procura interferir no desperdício de alimentos e diminuir a insegurança alimentar.

Por meio desta edição dos Cadernos SESC de Cidadania, contra a fome e o desperdício e a favor da solidariedade, conclamamos aos brasileiros: uni-vos