Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA

Eu bebo, sim... – Os bebuns do Rio de Janeiro já têm uma árvore de Natal para concorrer com a que é anualmente montada na lagoa Rodrigo de Freitas.
O bloco Embaixadores da Folia apresentou no final do último ano um pé de boldo com 1 metro de altura, decorado com caixas de remédios para fortalecer o fígado da turma que não abre mão da rebeldia natalina.

Sinuca de bico – Em meio ao bate-papo em um salão de beleza, uma cliente recomendou a outra a ida a um cinema do Leblon. “Detesto cinema”, respondeu esta, alegando que ficava sempre com um homem chato a seu lado. “E por que você não muda de lugar?”, a amiga perguntou. “Infelizmente, não tem jeito. O chato é meu marido”.

Guerra gastronômica – Richard Watson, residente na Flórida e devoto de pizzas, estava sempre às turras com a cara-metade por conta, segundo ele, das besteiras que ela cometia ao preparar a massa de seu prato predileto. Tantas ela fez que, certo dia, ao dar com a massa quase crua, ele perdeu a paciência e passou a surrá-la sem piedade, tendo mesmo tentado afogá-la. Uma vizinha ouviu os gritos, chamou a polícia e Richard foi parar na cadeia. Depois de pagar uma fiança de US$ 22 mil, ganhou a liberdade, prometendo às autoridades contratar imediatamente um pizzaiolo.

A bronca de Oscar – Oscar Niemeyer tinha um motivo especial para gostar de desenhar grandes obras, como museus e edifícios cívicos. “Uma vez fui convidado a almoçar pelos donos de uma casa que eu havia projetado e a senhora, muito amigável, foi logo me dizendo: ‘Senhor Niemeyer, esta casa mudou nossa vida. Gostei tanto dela que eu mesmo a decorei’. Pensei logo: ‘Entrei pelo cano’ ”, confessou a uma repórter o arquiteto, recentemente falecido. Dito e feito: a decoração ficara horrorosa, pois é raro que, para executar um interior de residência, as pessoas sejam imbuídas do mesmo espírito criador de quem a projetou.

Noel portenho – Fugindo da crise na Argentina, Jose Fernández virou motorista de táxi no Rio de Janeiro, onde, no último Natal, bancou o Papai Noel embalando a criançada com seu repertório de tango, salsa e merengue adaptado ao clima de final de ano, atividade extra que lhe rendeu R$ 2 mil em gorjetas.

Paraíso dos ETs – Ainda sobre o malogrado fim do mundo, que era para acontecer em dezembro de 2012: Severo de Almeida, juiz aposentado e ufólogo convicto, comprou há anos o maior hotel de Alto Paraíso, cidade do interior goiano, encravada na Chapada dos Veadeiros, e que se gaba de ter a proteção dos ETs. Almeida reformou tudo e decorou o interior do imóvel com bonecos de extraterrestres e luzes verdes, iguais às que ele diz ter visto várias vezes. No Natal, é dispensável dizer, o alvoroço tomou conta do município, ameaçando a cidade com uma crise de desabastecimento e um apagão pela sobrecarga elétrica provocada pela invasão de turistas, gente de todo o Brasil que viajou até a cidade iludida pelo calendário maia.

Vai e vem alemão – Depois de dez anos de uso, o Vaticano ganhou um novo papamóvel da Mercedes-Benz, entregue ao papa Bento XVI às vésperas do último Natal, em Roma, pelo presidente da montadora. Das portas dianteiras para trás, a carroceria foi cortada e sobre a caçamba montada a cúpula envidraçada, uma variação moderna da Sedia Gestatoria, o trono móvel do sumo pontífice, com todos os requintes de blindagem contra bombas e ataques químicos. A renúncia do papa, em fevereiro deste ano, deixou o veículo novinho em folha para o futuro pontífice.

Paixão do outro mundo – Uma sueca de 37 anos está sendo acusada de comprar partes de esqueletos humanos para fins sexuais, além de manter um site com fotos pornográficas de “belos homens e belas mulheres infelizmente falecidos”. Buscas em seus computadores revelaram uma longa confissão intitulada “Minha Necrofilia”, em que ela narra essa paixão secreta, uma coisa que vem desde criança.