Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Destaques na telinha

O mês de abril está carregado de novidades para o público do SescTV. No dia 27 estreia a nova série Arquiteturas, dirigida pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sergio Roizenblit. Também serão lançadas temporadas das séries Faixa Curtas, Movimento Violão, Artes Visuais, Coleções e Instrumental Sesc Brasil, além de atrações musicais como o show da banda norte-americana Sun Ra Arkestra, gravado em 2012 durante o Nublu Jazz Festival, no Sesc Pompeia.

Arquiteturas, a grande novidade do canal, aborda a ocupação humana e suas atividades em diversos espaços ou construções  públicas e privadas de períodos distintos em várias regiões do país, considerando os elementos que compõem essa relação. “Cada edificação corresponde a um recorte da arquitetura, do período colonial ao contemporâneo, e aponta as mudanças nos princípios que orientam a prática arquitetônica”, explica a gerente adjunta do SescTV Regina Gambini. “Em cada um dos edifícios é possível encontrar uma diversidade de personagens, com papéis e pontos de vista variados sobre a obra, e tais construções são vistas como resultado de histórias disciplinares, individuais, coletivas, políticas, econômicas, sociais e culturais que se cruzam.”

O tema do primeiro episódio é o Instituto Inhotim, complexo museológico localizado em Brumadinho (MG), famoso por suscitar o debate sobre a contemporaneidade e a relação entre arte e paisagem. Gambini ressalta a importância do local que marca a  abertura da série. “Em seu conjunto, ele congrega o que há de mais atual no campo das artes, da arquitetura e do paisagismo, configurando-se como uma das mais importantes iniciativas culturais da atualidade no Brasil”, diz. A nova atração ainda conta com mais 12 episódios, nos quais serão expostos locais como a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP), o Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), o Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), entre outros.

Sempre voltada à cultura, a programação do SescTV trata da sociedade e das suas formas de expressão. Por conta disso, além das
técnicas e estéticas intrínsecas a cada complexo arquitetônico, a nova série tem como foco os meios transformadores de vivenciar os espaços que abrigam as diferentes atividades humanas.

Repaginados

No dia 3 também terá início a nova temporada do programa Artes Visuais, que trata do processo de criação de artistas que  trabalham com suportes diversos dentro desse ramo, apresentado por eles próprios. De acordo com o diretor do programa, Carlos
Vicalvi, o conceito que vem orientando a atração será mantido, com algumas remodelações. “Nessa terceira série, temos um grande número de jovens artistas, mas com biografias e maturidade que já lhes garantem exposições individuais, indicações para bienais
e importantes mostras coletivas”, detalha. “Também mantemos a diversidade de suportes e documentação de coletivas abrangentes e de qualidade – Bienal de São Paulo, Bienal Internacional Graffiti Fine Art; pintura, fotografia, design, desenho, escultura, performances e instalações fazem parte da série. Não deixamos, todavia, de falar de artistas responsáveis pela construção da nossa identidade – Lygia Clark, German Lorca e Tomie Othake são alguns exemplos.”

No entanto, a maior novidade do programa não se encontra propriamente no campo televisivo. Estreará no Portal do Sesc o site Artes Visuais, trabalho realizado entre o Sesc e a produtora Documenta Video Brasil. “Trata-se de um novo espaço para a arte
contemporânea brasileira, tendo como função seguir mais de perto e com agilidade o que acontece no mundo das galerias, nas coletivas nacionais e internacionais onde a arte brasileira está presente”, explica Vicalvi.

A série documental Coleções, que enfoca a diversidade da cultura regional do Brasil, retorna à telinha no dia 4. Dirigida por Belisário Franca, a nova temporada tem como ideia central explorar o patrimônio material e imaterial do Brasil por meio do olhar dos brasileiros que com eles convivem. “Mais uma vez mapeamos manifestações culturais populares, ícones de nossa arquitetura, cidades históricas, colônias de imigrantes e as rotinas e costumes característicos de famílias brasileiras em diversas cidades”, expõe a gerente de conteúdos da Giros Produções (empresa fundada pelo diretor de Coleções), Bianca Lenti. “Nessa temporada nos dedicamos ainda a desvendar a rotina dos brasileiros que trabalham no campo e investigamos a formação de nosso território.”
O diretor artístico da série Movimento Violão, Flávio M. Rodrigues, conta que apresentará a partir do dia 16 de abril dez concertos
com violonistas mundialmente consagrados, como Carlos Barbosa Lima, Sérgio e Odair Assad (Duo Assad), além de revelações
da cena atual do violão. “Um dos grandes destaques desta temporada é o concerto inédito Lendas Amazônicas, de autoria de
Marco Pereira, que compôs esta fantasia concertante para dois violõese orquestra especialmente para a gravação do programa.

Marco Pereira e Paulo Martelli fizeram a primeira execução pública da obra no teatro do Sesc Vila Mariana, acompanhados pela Orquestra Metropolitana”, adianta Rodrigues. “Na Movimento Violão para TV, quem fala é o violão, tocado pelo músico, mas também fala o músico, tocado pelo violão.”

Programe-se

Conheça horários e datas de estreias e novas temporadas do SescTV

Estreia: Arquiteturas (27/4): sábados, 21h.

Dirigida pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sergio Roizenblit, das produtoras Revanche Produções e Miração Filmes.

Nova temporada :Artes Visuais (3/4): quartas, 21h30.

Dirigida por Carlos Vicalvi, da produtora Documenta.

- Coleções (4/4): quintas, 21h30.

Dirigida por Belisário Franca, da produtora Giros.

- Instrumental Sesc Brasil (7/4): domingos, 21h.

Direção para TV: Max Alvim e Carlos Zen, da produtora Canal I.

- Movimento Violão (16/4): terças, 20h.
Curadoria de Paulo Martelli.

A direção para TV é de Fabíola Braga, com produção audiovisual da DNarte.

- Faixa Curtas (22/4): segundas, 21h.

Realizado com a curadoria de Luís Carlos Soares, da produtora Bambu Filmes, com vários curtas de ficção licenciados para o canal.