Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Parque Nacional do Jaraguá

Com aproximadamente cinco mil hectares de área, o parque criado em 1961 constitui uma das últimas vegetações remanescentes de mata atlântica em áreas urbanas no estado. O local é conhecido por ser o ponto mais alto da Região Metropolitana da capital, com um pico de 1.135 metros de altitude, até onde se chega por meio de trilhas. Ao longo do caminho é possível observar, além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural. Em 1994, o lugar foi tombado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre os equipamentos de lazer estão churrasqueiras, quadras de esporte, playgrounds, albergue, lanchonete, pavilhão e anfiteatro – complexo até onde é possível chegar de carro por uma estrada turística. Embora costume ser mais lembrado pelas antenas de televisão que “adornam” seu pico, e seja destino de muitos para o turismo de final de semana, o parque ainda mantém uma beleza natural que encanta mais do que qualquer estrutura instalada ali. As visitas gratuitas podem ser feitas todos os dias, das 7h às 17h.

 

Vistas Contemporâneas

Exposição a Cidade e o Estrangeiro Isidoro Valcárcel Medina, no MAC USP

Em cartaz até 28 de julho, a mostra reúne 25 obras do artista plástico e conceitual espanhol Isidoro Valcárcel Medina, que  pertencem ao acervo do museu. Fazem parte do material exposto registros sonoros e visuais, esquemas, aulas, provas, livros, publicações e textos de naturezas diversas. Embora “pouco conhecido no Brasil”, segundo afirma a curadora da exposição, Cristina
Freire, Medina – pioneiro nas artes plásticas conceituais na Espanha –, já realizou “vários projetos” na América do Sul, em meados da década de 1970. Entre eles, está a individual A Cidade e o Estrangeiro, realizada pelo MAC USP em 1976 e cujo título é  recuperado agora.

A mostra atual apresenta os resultados da pesquisa de Cristina Freire (docente do museu), desenvolvida com apoio do Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos (Geacc) da instituição. Paralelamente ao evento principal, a mostra fotográfica chamada Performance em Resistência expõe “18 fotografias/18 estórias”, como define o material de divulgação do museu. O projeto, itinerante, é organizado pelo centro de pesquisas Bulegoa z/b, sediado em Bilbao, na Espanha. O MAC USP fica na Rua da Praça do Relógio, 190, na Cidade Universitária, Zona Oeste da Capital, e funciona às terças e quintas, das 10h às 20h, e às quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3091-3328. A entrada é franca.