Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Acervo inédito da Bauhaus em exposição no Sesc Pinheiros

Composta por 100 fotografias e 22 filmes da lendária escola de design alemã, ‘bauhaus.foto.filme’ faz a sua primeira escala em São Paulo.

O Sesc São Paulo e o Goethe-Institut promovem no país uma exposição inédita de fotos e filmes produzidos por alunos e professores da Bauhaus, a vanguardista escola superior de design alemã fundada por Walter Gropius, em 1919, e extinta pelo governo, em 1933. A mostra bauhaus.foto.filme, que reúne uma centena de fotos e 22 filmes dos acervos do Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim e da Fundação Bauhaus Dessau, ficará em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo, de 17 de maio a 4 de agosto de 2013, antes de seguir por outras cidades brasileiras, durante o período de um ano. Christian Hiller, Philipp Oswalt e Thomas Tode (da Fundação Bauhaus Dessau) e Anja Guttenberger (do Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim) assinam a curadoria da exposição idealizada por Alfons Hug, diretor do Goethe-Institut - Rio de Janeiro, dentro do contexto do ano Alemanha+Brasil 2013-2014.

Para muitas pessoas, Bauhaus é sinônimo de arquitetura e design, mas poucos sabem que a fotografia e o filme tiveram um papel não menos importante na Escola de Design e Artes alemã. Depois da Primeira Guerra Mundial, estas novas mídias refletiam perfeitamente o espírito da época: a capacidade de captar em imagem a aceleração da vida sob diferentes pontos de vista aguçou a curiosidade de muitos estudantes e docentes da Bauhaus para a exploração das possibilidades da fotografia e do filme. Apesar de a fotografia ter sido incluída nos currículos somente em 1929, em aulas vinculadas à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans, – algo que nunca ocorreu com o filme – o uso de câmeras fotográficas e as experimentações em audiovisual já faziam parte do cotidiano da escola antes disto.

O Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim, possui o maior acervo de imagens da Escola, no mundo, com mais de 40 mil registros fotográficos. A instituição mostrará uma seleção com as cem obras mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus. As fotos produzidas na época compõem uma imagem que até hoje é dominante na vida de uma das escolas de arte mais importantes do século XX.

Filmes raros
A Fundação Bauhaus Dessau, por sua vez, apresentará, em uma ampla instalação que preenche parte da sala expositiva do 2º andar do Sesc Pinheiros, projeções em grande formato, de filmes originais raros. Os vídeos possibilitam um contato próximo e sensível com a produção histórica da Bauhaus, evidenciando práticas e conceitos que faziam parte do que Walter Gropius chamava de “ciência do olhar”. O filme, na qualidade de mídia técnica por excelência, foi um elemento fundamental desse programa.

A exposição oferece uma visão abrangente do conjunto de atividades praticadas na Bauhaus e ilustra a influência recíproca entre diversas disciplinas aplicadas na instituição. A instalação exibe, no prólogo, a mesma programação de filmes exibida por Walter Gropius na cerimônia de inauguração do novo prédio da Bauhaus, em Dessau, em 4 de dezembro de 1926. Filmes produzidos por “bauhausianos” e outros contemporâneos compartilham o espaço com entrevistas e adaptações posteriores, em filme, de projetos mais antigos de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz, apresentando um panorama geral do repertório cinematográfico da escola alemã.

Alemanha+Brasil 2013-2014
Sob o mote “Quando ideias se encontram”, a temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014 trará uma grande quantidade de eventos nas áreas de cultura, sustentabilidade, economia, tecnologia, ciências, educação e esporte em todo o Brasil até maio de 2014, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países.

leia mais sobre a Bauhaus
"Criemos uma nova guilda de artesãos, sem as distinções de classe que erguem uma barreira de arrogância entre o artista e o artesão", declara o arquiteto germânico Walter Adolf Gropius (1883 - 1969), quando inaugura a Bauhaus, em 1919.
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

o que: bauhaus.foto.filme
quando:

17 de maio a 4 de agosto
de terça a sexta, das 10h30 às 21h30
sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30

onde:

Sesc Pinheiros

ingressos: grátis