Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Inscrições abertas: Curso Sesc de Gestão Cultural

Curso Sesc de Gestão Cultural será lançado em agosto. A iniciativa busca contribuir para a qualificação de profissionais do campo da cultura

O diagnóstico da área tem indicado que nos próximos anos haverá ampliações e inaugurações de institutos e museus, especialmente em São Paulo. Situação que não se faz acompanhar pelo cuidado na formação de gestores preparados para lidar com a complexidade desses equipamentos.

Neste cenário, o Curso Sesc de Gestão Cultural procura desenvolver um processo formativo que parte da realidade dos contextos socioculturais existentes, sublinhando a heterogeneidade das instituições e dos profissionais envolvidos com a cultura.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc de São Paulo, pontua que “o principal é considerar a cultura em sua dimensão fundamental para o desenvolvimento humano”, sem perder de vista a complementaridade necessária entre a “competência técnica profunda” e a formação mais ampla, com “conhecimentos abrangentes da cultura ocidental e oriental, de filosofia, de história”.

Entre os objetivos do curso estão: a abertura para a ação contributiva dos participantes, com vistas ao diálogo e à troca; a articulação entre as realidades político-institucionais mais amplas e o contexto local; e a capacidade de interpretação e atuação em processos de gestão e mediação culturais. Além disso, cabe destacar que os espaços do Sesc São Paulo, bem como o saber fazer acumulado nos anos de ação desenvolvida pela instituição, farão parte das atividades de vivência, experimentação e produção de conhecimento.

Inscrições Abertas

Clique aqui para mais informações sobre o processo de seleção e inscrição.

[ilustração: Olavo Costa]