Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cia. Suno comemora 15 anos de existência com mostra especial

Foto: Maris Sciascio
Foto: Maris Sciascio

A Mostra de Repertório Cia. Suno acontece no Sesc Consolação entre junho e julho. Helena Figueira, fundadora da  companhia circense conversou com exclusividade com a EOnline 

A Cia Suno, companhia circense fundada em 1998, na cidade de Santos, que inicialmente dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, leva ao público desde histórias de amor entre tradicionais personagens do universo infantil até apresentações mais dinâmicas, como a que trata das histórias dos diferentes circos.

Após 15 anos equilibrando-se diante da plateia, a Cia Suno, composta pela atriz Helena Figueira (CPT/ École National du Cirque Annie Fratellini), pelo ator Victor Nóvoa (Artes Cênicas/USP) e pelo artista acrobata Duba Becker comemora seus feitos com uma grande mostra de repertório – que o Sesc tem o prazer de apresentar durante os meses de junho e julho. Para coroar esta data, ao final uma estreia, Ensaio sob a Chuva.

A EOnline conversou com Helena Figueira, atriz e fundadora da companhia. Confira os principais trechos da entrevista.

EOnline: A cena teatral brasileira hoje é diferente de 15 anos atrás?
Helena Figueira:  Acredito que sim. Hoje o acesso às informações, aos grupos estrangeiros e a cursos específicos está muito mais fácil. Os profissionais conseguem conhecer, pesquisar e beber de boas fontes com mais facilidade. Por outro lado, de certa maneira, banaliza um pouco algumas formas de arte e o próprio entendimento do público, que hoje acredita que já sabe e conhece tudo. Além disso, as leis de incentivo e os editais voltados para os artistas de circo têm auxiliado bastante o desenvolvimento artístico desta área que era mais esquecida antigamente pelos órgãos públicos.


EOnline:  A pesquisa teatral da companhia, a forma de ver o teatro, sofreu alterações nesse período?
H.F.:
Continuamos, como inicialmente, em um mergulho profundo no universo do palhaço. Tudo evolui e muda muito rápido. Nós mudamos como seres humanos e não tem como isso não se refletir na pesquisa da Cia. Suno e na nossa forma de ver, entender e fazer arte. Quanto mais pesquisamos descobrimos que ainda temos muito o que aprender. Cada porta que se abre revela mais dez a serem abertas. Não dá para ficar estático quando se trabalha pesquisa em arte.

EOnline:  Para comemorar os 15 anos, a Cia apresenta uma mostra de repertório. Quais são as características mais fortes do trabalho da Cia Suno?
H.F.: Nossa pesquisa consiste em colocar o palhaço em cena em diferentes contextos e situações. Muitas vezes a proposta é mais um desafio pessoal para cada artista do que um produto final para cena. Buscamos a cada espetáculo propor uma estética inusitada para traçar todo o espetáculo e colocar os palhaços em conflito em diferentes situações. Os personagens se mantêm, mas a plástica, a movimentação, a estética, o conflito de cada espetáculo é uma pesquisa única de cada processo.

EOnline:  Quais os caminhos que a Ccia. pretende seguir para o futuro?
H.F.: Dizem que palhaço bom é palhaço velho, que assim seja. Rumo aos 30 anos de Cia. Suno! (risos) Buscamos generosidade, parceria, difusão da arte do palhaço e crescimento artístico sempre!

EOnline:  Em julho estreia um novo espetáculo. O que o público pode esperar?
H.F.:Muito malabarismo, equilibrismo, coreografias cômicas e palhaçadas. ENSAIO SOB A CHUVA é um espetáculo feito com muito cuidado e carinho. Pela primeira vez estamos com um diretor teatral, que desconhece a linguagem do palhaço e nos surpreende a todo momento, trazendo um frescor necessário para este projeto (André de Araújo). Também estamos felizes em contar com profissionais queridos que "namoramos" a muito tempo, como Giuliano Scandiuzi. É um espetáculo grandioso, inusitado e muito divertido!

o que: Mostra de Repertório Cia Suno
quando:

de 15 a 29/junho

onde:

Sesc Consolação | rua Dr. Vila Nova, 245 | 11 11 3234-3000

ingressos:

consulte a programação