Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

HQ verde e amarela

Ilustração de Rafael Coutinho para
Ilustração de Rafael Coutinho para "Cachalote"

Exposição gratuita inédita se propõe a explicar o atual cenário de histórias em quadrinhos do país e integra o projeto HQBR21, com bate-papos, palestras, oficinas e espetáculos sobre o tema. Até 11/agosto no Sesc Belenzinho

A mostra HQBR21 – O Quadrinho Brasileiro do Novo Século apresenta um panorama histórico e estético da linguagem a partir dos anos 2000 e os principais expoentes da produção nacional contemporânea para o público adulto. A exposição tem curadoria do jornalista e professor universitário Paulo Ramos e do Núcleo da Imagem e da Palavra do Sesc Belenzinho e expografia da arquiteta Marta Bogéa.

Os trabalhos são divididos em três eixos - Narrativas, Independentes e Webtiras – pensados para explicar de forma didática esse novo momento vivido pelos quadrinhos adultos no Brasil.

Narrativas mostra originais de páginas e esboços de Lourenço Mutarelli, Marcello Quintanillha, Lelis, Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Coutinho, Danilo Beyruth e Gustavo Duarte.

Independentes agrega publicações criadas em diferentes estados do país e traz fotolitos, “bonecos”, testes de impressão e testes de capa dos coletivos Mundo Urbano (RS) Samba (Brasília), Ragú (Pernambuco) e Graffiti (Minas Gerais), Beleléu (Rio de Janeiro) estão presentes na mostra.

Em Webtiras o público pode conferir a revolução que o meio virtual trouxe para a circulação de quadrinhos no Brasil; atualmente o maior volume de tiras criadas no país está nos sites, blogs e redes sociais. Telas digitais exibem trabalhos de Allan Sieber, André Dahmer, João Montanaro e Rafael Sica, entre outros autores que se popularizaram justamente pelas novas mídias.

Um dispositivo ótico reproduz os processos de construção de uma página, a partir de uma ilustração de Lourenço Mutarelli, em quatro camadas: o esboço, o desenho, a aplicação da cor e o texto.

Todos os livros destacados na mostra estão disponíveis para leitura.

o que: HQBR21 – O Quadrinho Brasileiro do Novo Século
quando: Até 11/agosto
onde:

Sesc Belenzinho | rua Padre Adelino, 1.000 | 11 2076-9700

ingressos:

Gratuito