Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

Ilustração: Leandro Shesko
Ilustração: Leandro Shesko

Por: JORGE LEÃO TEIXEIRA

Cachorro amigo – Irritados com a falta de colaboração dos donos de cães, que não tomam providências para impedir que a cachorrada de condomínios e residências continue a sujar as calçadas, alguns moradores do subúrbio de Irajá, no Rio de Janeiro, resolveram distribuir cartazes tentando comover os responsáveis com uma campanha de adestramento cívico. Os avisos dizem: “Senhor cachorro, por favor ensine seu dono a recolher sua sujeira da calçada, pois pega mal ter um dono mal-educado, que deixa o seu cocô no caminho para as outras pessoas pisarem”.

Ela voltou! – Emmanuelle Riva protagonizou o badalado Hiroshima, Mon Amour em 1959, mas depois perdeu projeção internacional, até Michael Haneke a convocar recentemente para o filme Amor. A fita conseguiu grande sucesso, tornando Emmanuelle a atriz mais velha indicada ao Oscar, com 85 anos bem vividos.

Quem é quem... – O sucesso de Tiago Abravanel nos palcos e na televisão é de tal ordem que ele está sendo promovido de mero “neto de Silvio Santos” a “neto de Silvio Abravanel”. 

Livros falantes – A Universidade Estácio de Sá firmou parceria com o Centro de Inclusão, Arte e Meio Ambiente para gravação em áudio de obras para pessoas com deficiência visual. As gravações, feitas por mais de mil leitores voluntários, serão destinadas a escolas estaduais do Rio de Janeiro até final do ano.

Torturas auditivas – O “Daily Mail” descobriu uma inglesa de 84 anos vítima da rara síndrome do ouvido musical, que faz com que ouça o dia inteiro em sua cabeça um repertório de sucessos, desde o Parabéns a Você até o hino do Reino Unido. Ela vive apavorada, com receio de pegar uma temporada de óperas.

Paixão madura – Quem diz que o amor tem idade está redondamente errado. É comum pessoas idosas se unirem a parceiros mais novos, como Chico Anysio, falecido em 2012 aos 81 anos, que era casado com Malga di Paula, então com 42. A última: os australianos Gavin Crawford e Marjorie Hemmerde, loucamente apaixonados, resolveram morar juntos. Ele tem 73 anos, ela, apenas 106.

New look – Num jantar no fim de abril com jornalistas e celebridades, o presidente Barack Obama apareceu com um aplique de franja imitando o penteado de sua mulher. Estava uma gracinha...

Bye-bye, barriga – O imperador Adriano finalmente conseguiu emagrecer: perdeu seis quilos e ameaça matar de inveja Ronaldo Fenômeno nos próximos três meses, voltando a jogar com uma barriga de jovem atleta. Adriano está amando uma dentista com a qual pretende casar-se. Dieta milagrosa...

Boêmios golpistas – Uma quadrilha de jovens da classe média, especialista em computadores, foi detida na Costa Verde do Rio de Janeiro, onde operava seu quartel-general, após provocar um rombo de mais de R$ 2 milhões utilizando a internet. A vocação da rapaziada para farras e festas rocambolescas acabou mobilizando a curiosidade policial e levou à prisão dos boêmios.

Viver perigosamente – Um casal apaixonado por fantasias sexuais aliciou um cabo do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para uma noitada erótica, que começaria com sexo a três a bordo de uma escada Magirus. A façanha, divertidamente documentada pela internet, redundou em prisão do militar.

Trânsito selvagem – Fim de madrugada no Leblon: o triatleta Pedro Nikolay treinava com outros 20 ciclistas na faixa destinada a eles, visando o mundial da Espanha, quando um ônibus da linha 433, passando o sinal vermelho, atropelou e matou o esportista. No sepultamento, entre lágrimas e protestos, uma tabuleta singela dizia apenas: “Menos motor e mais amor”.

Com a bola toda – A piadinha surgiu na internet e fez sucesso no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, depois que dois times alemães derrotaram as equipes espanholas Barcelona e Real Madrid: “Faltou um Joaquim Barbosa para marcar o Lewandowski”.