Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Vida Longa e Prosperidade




por Cláudio Alarcon

A História do Trabalho Social com Idosos teve início na primeira metade da década de 60 do século passado (a mesma em que foi exibida a série de TV Jornada nas Estrelas); e aconteceu dois anos depois de encerrado o governo JK. Essa administração tinha como plano de metas o lema 50 anos em 5. Explicando, pela ficção científica da época, o que se propunha era a aplicação do fator de dobra > 2, como forma de ganhar tempo e, assim, obter melhores condições para alavancar o desenvolvimento no país.
Tratando o tempo de maneira linear, faço um recorte para os últimos 10 anos, período em que me sinto mais familiarizado, para contar parte dessa história. Vou utilizar, ao longo do texto, o recurso do PS1, como se fossem observações, inseridas na história que está sendo escrita ao longo desses 50 anos.


Meu primeiro PS vai para frisar a importância histórica do programa Trabalho Social com Idosos. São raros os programas sociais que conseguem alcançar tamanha longevidade. Ele é pioneiro no Brasil e na sua trajetória se incluem os 25 anos da revista A Terceira Idade e os 10 anos do programa Sesc Gerações. Ao longo desses 50 anos, já ajudou a transformar a vida de milhões de pessoas, motivo de sobra para a pertinência de se empreender – permanentemente – um esforço para a sua preservação e melhoria constante.


Meu segundo PS vai para lembrar do engajamento, no Trabalho Social com Idosos, dos nossos colegas “de Campo e da Sede”2; sem distinção de local, posição ou cargo. Já perdi a conta – lapso meu! – do número de pessoas que trabalharam nele. Fica a recordação dessa gente, que deixou diversas marcas e diferentes contribuições; que se envolveu com o tema, com o público, com a causa - que foi cativada, e, por isso, cativou.


Meu terceiro PS vai para registrar circunstâncias particulares. Quando vim trabalhar na Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade, abriu-se, para mim, uma oportunidade nova e extremamente rica, de entrar em contato com o estudo e a reflexão sobre as questões do envelhecimento (dos outros e do meu próprio). Minha chegada ocorreu em um momento de vida em que a velhice deixou de ser um assunto a ser tratado no futuro e ganhou materialidade no presente.


Meu quarto PS vai para falar da empolgação pessoal em realizar as comemorações desses 50 anos do Trabalho Social com Idosos. Teremos celebrações (para dentro) – para o público participante, que sabe da sua importância, no cotidiano de sua vida. Teremos celebrações (para fora) – que envolvem ações variadas, de inúmeras áreas do Sesc, em uma espécie de “grande abraço das gerações”.  Homenageando, nos sentiremos homenageados. Mais que empolgação, é um privilégio acompanhar esse momento. “Sede e Campo” irmanados – como sempre – para realizar a melhor de todas as comemorações. Como viajantes do tempo, vislumbramos um futuro brilhante de, no mínimo mais 50 anos pela frente. Ao Trabalho Social com Idosos desejo vida longa e prosperidade!3

1 Termo que vem do latim Post-scriptum e significa Pós-escrito.Tinha por função acrescentar algo a uma carta, após o seu fechamento - na época em que não existia computador. Com o tempo passou a ser usado para reparar lapsos, ou, indicar alterações, ocorridas depois de concluída a mensagem. Sofisticando-se, veio a ser usado como recurso de estratégia retórica – anunciando o mais importante a dizer. É possível ¿entendê-lo como observação parcial ou total no texto.
2 Nome como os antigos chamavam os Centros de Atividades e a Administração Central do Sesc.
3 Saudação do vulcaniano sr. Spock, 1º Oficial de Ciências, da nave Enterprise – na série citada Jornada nas Estrelas.


Cláudio Alarcon, graduado em Serviço Social, é gerente de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc e fã da série original Jornada nas Estrelas.