Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma família conservadora e uma saga

Cena do espetáculo: Luis Antonio - Gabriela
Cena do espetáculo: Luis Antonio - Gabriela

Com direção de Nelson Baskerville, a peça Luis Antonio-Gabriela, com a  Cia. Mungunzá de Teatro chega ao Sesc Santos nos dias 21 e 22/agosto

Em Luis Antonio - Gabriela, o diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, num relado cru e sem subterfúgios. O espetáculo relata a saga do garoto Luis Antonio, nascido em Santos/SP, em 1953, primogênito de uma família de seis filhos que, com o segundo casamento do pai, ganhou mais três “irmãs”, filhas da madrasta. Em plena ditadura militar brasileira, o garoto aos oito anos descobre a homossexualidada, desde então era espancado pelo pai, com o intuito de que fosse “curado”. Entra em uma busca incessante pela própria identidade, identidade pela qual se descobre a vida. Logo ele ganhou a rua e o pulo para a marginalidade foi sua única saída. Com aplicações de silicone, Luis Antonio foi se travestindo e, já como Gabriela, partiu para Bilbao/Espanha, onde foi estrela de boates. Viciada em drogas e vítima de Aids, Gabriela morre em 2006, aos 53 anos.

O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antonio. 

Inspirada nos conceitos de encenação teatral de Brecht, Gordon Craig, Tadeus Kantor e Piscator, a concepção do espetáculo não é “textocêntrica”, ou seja, apenas os diálogos imprescindíveis estão presentes no texto.

Com muitas imagens que, por vezes, beiram o grotesco, projeções e telas de pintura, constitui-se uma instalação cênica, um caleidoscópio de imagens e sons, que ora se integram ora se confrontam, sugerindo ao espectador a sensação de “desidentificação” que caracteriza a história da personagem central. A ideia foi construir um documentário cênico unindo todas as linguagens que pudessem servir para que a história fosse contada de maneira fundamentalmente sinestésica.