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Motivos para frequentar um curso de cuidadores de idosos: um estudo comparativo

Foto: Thales Trigo
Foto: Thales Trigo


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MÔNICA DE ÁVILA TODARO (1)
KARINA DE LIMA FLAUZINO (2)

RESUMO

O envelhecimento populacional brasileiro e a senilidade desafiam a atuação das famílias e da comunidade nos provimentos de cuidados aos membros idosos. Nesse contexto, a ocupação de cuidadores de idosos busca auxiliar e acompanhar os idosos em suas tarefas diárias, preservando a autonomia e independência, e oferecendo a estes maior qualidade de vida. Investigar os motivos de frequência em cursos de cuidadores de idosos possibilita conhecer as demandas familiares e sociais e leva a compreender o desafio de buscar novas ações municipais e lutar por políticas públicas relativas ao tema. A metodologia contou com um estudo comparativo entre dois municípios do Estado de São Paulo. Em ambos, os motivos de ingresso no Curso de Cuidador de Idosos foram investigados no primeiro dia de curso, mediante o preenchimento de um questionário pelos alunos, o qual objetivava a obtenção de dados sociodemográficos.Para a coleta de dados pertinentes a esse estudo se utilizou a seguinte pergunta:Quais os motivos que o levaram a ingressar no Curso de Cuidador de Idosos? Os resultados indicaram que o principal motivo dos alunos em frequentar um curso de formação de cuidadores de idosos se baseia no fato de o cursista já ter desenvolvido alguma prática de cuidado, de pretender cuidar de familiares ou de si mesmo. Conclui-se que cursos de cuidadores permitem construir conhecimentos que ressignificam a convivência na família, em sociedade e entre as gerações.

Palavras-chave: gerontologia educacional; saúde; cuidadores

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ABSTRACT

The aging and senility of the Brazilian population challenge the role of families and communities in general when it comes to providing care to elderly members. In this context, the occupation of elderly caregivers seeks to assist and monitor the elderly in their daily tasks, while preserving the autonomy and independence, and offering them better quality of life. Investigating the goal of people who look for elderly caregivers courses alloweds me to know some family and social demands and leads to understanding the challenge of seeking new municipal actions and fighting for public policies related to the subject. The methodology included a comparative study between two cities in the state of São Paulo. In both, the reasons for joining in the Elderly Caregiver Course were investigated in the first day of the course by having the students complete a questionnaire, which aimed at obtaining socio-demographic data. In order to collect relevant data for this study we used the following question: What are the reasons that led you to joining the Elderly Caregiver Course? The results indicated that the main reason for students to attend a training course for caregivers of the elderly is based on the fact that the students have already developed some care practice, and want to learn more in order to look after family members or themselves. We conclude that the elderly care course enables people to follow this careers and develops skills that grant more meaning to living in family, in society and among generations.

Keywords: educational gerontology; health; caregivers

 

(1) Pedagoga. Doutora em Educação e Mestre em Gerontologia pela UNICAMP. Docente da UNINOVE (SP)
email: avila-todaro@uol.com.br

(2) Gerontóloga e Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais pela Universidade de São Paulo
email: karinageronto@gmail.com