Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Diversidade marca festival com teatro e curtas no interior de SP

Cabeças abertas, ideias diferentes e uma nova geração. Esse é o mote da abordagem do 20º Festival Mix Brasil, que estará em Araçatuba dias 23 e 24/agosto e traz em sua composição o espetáculo Amém, da Cia Um e Outro e a exibição de filme sobre diversidade sexual

“A arte é imbatível para a conscientização sobre diversidade” é o pensamento de Laerte Silva Junior, diretor, ator e mediador dos debates que compõem a programação da 20ª edição do Festival Mix Basil em Araçatuba.

O Festival é considerado um dos mais bem sucessidos festivais culturais latino-americanos de diversidade e reúne espetáculos teatrais e exibições cinematográficas relacionadas à diversidade cultural e sexual, buscando novas percepções sobre o tema e debatendo-as de forma simples e clara na sociedade. Isso, na tentativa de promover a reflexão e desestruturação de preconceitos com uma proposta educativa de debates e interação entre o público.

As atividades do Festival em Araçatuba começam com o espetáculo Amém (Cia. Um e Outro) no dia 23/agosto às 20h30 no Teatro Castro Alves. Para saber mais sobre o espetáculo leia a matéria Amém aqui na EOnline. No sábado, dia 24/agosto, a partir das 15h, inicia-se a exibição dos curta-metragens nacionais Três Vezes Por Semana, Desvelo, Vestido de Laerte, Quando a Noite Acaba em Silêncio, A Inevitável História de Letícia Diniz e Gaydar. Seguido pelo longa-metragem argentino Mia, do diretor Javier Van de Couter, que aborda a história de Ale, uma travesti que vive em uma pequena comunidade de gays e transexuais na favela de Buenos Aires.

Nos dois dias, Laerte Silva intermediará um bate-papo com o público sobre as temáticas abordadas. Para ele, o Festival Mix Brasil é uma importante oportunidade para as pessoas do noroeste paulisa terem contato e dialogar com as linguagens artísticas e novos olhares sobre a temática LGBT. “Antes era necessário se deslocar para a capital para assistir espetáculos relacionados ao tema, hoje, o Sesc traz a oportunidade do Interior  discutir e refletir a cerca da diversidade sexual. O diálogo é uma forma bastante eficaz de conscientização, compreensão e respeito entre os cidadãos”.

o que: Festival Mix Brasil
quando:

23 e 24/agosto

onde:

Teatro Municipal Castro Alves - Rua Duque de Caxias, 29 - Centro - Araçatuba/SP

Uma iniciativa do Sesc Birigui