Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV exibe La Traviata

Nova série do canal SescTV exibe óperas da temporada 2012 do Theatro Municipal de São Paulo

O SescTV gravou, ao vivo, dez obras da temporada produzidas pelo Theatro Municipal de São Paulo que serão exibidas mensalmente na última semana do mês, sempre às sextas, às 23h. 

1º programa: La Traviata

A abertura da série trás La Traviata, em comemoração ao bicentenário de nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi. 

Com duração de duas horas, La Traviata reflete, em três atos, os costumes éticos e morais de sua época e expõe o preconceito contra mulheres que não se enquadravam em um modelo de comportamento social que presumia a submissão. Escrita por Verdi em 1853, a partir da adaptação do romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, a ópera tem como personagem principal, Violetta Valéry, que reúne traços da musa inspiradora de Dumas – a cortesã Marie Duplessis, uma das amantes do escritor e influente entre os nobres e da segunda mulher de Verdi, a soprano Giuseppina Strepponi, estigmatizada por seu convívio com o músico antes de serem oficialmente casados.

O espetáculo tem a participação da soprano Rosana Lamosa, presença frequente nos principais palcos de óperas do país, e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de Abel Rocha, que também assina a direção artística. A direção para TV é de Daniel dos Santos.

Veja a programação completa da série Óperas

30/agosto La Traviata, de Giuseppe Verdi
27/setembro

Magdalena, de Heitor Villa-Lobos

25/outubro

Idomeneo, de Wolgang Amadeus Mozart

29/novembro

Crepúsculo dos Deuses, de Richard Wagner (Parte I: Prólogo e 1º ato)

6/dezembro

Crepúsculo dos Deuses, de Richard Wagner (Parte II: 2º e 3º atos)

31/janeiro/2014

Pelléas e Mélisande, de Claude Debussy

28/fevereiro/2014

Violanta, de Erich Wolgang Korngold

29/março/2014

Uma Tragédia Florentina, de Alexander Von Zemlinsky

25/abril/2014

O Rouxinol, de Igor Stravinsky

30/maio/2014

Orfeu e Eurídice, de Christoph Gluck