Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rumo ao 20º Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente

Grupo percorre 2.200km de Caxias do Sul a Presidente Prudente e depois São Paulo<br>Foto: Guto Muniz
Grupo percorre 2.200km de Caxias do Sul a Presidente Prudente e depois São Paulo
Foto: Guto Muniz

Companhias de oito estados participam do festival, que tem início no dia 7/setembro, em Presidente Prudente

A 20ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) conta com 29 espetáculos de oito estados do país, cinco atividades formativas, 14 dias de duração e 12 locais de apresentação por toda a cidade. Mas outros números também se destacam: os quilômetros rodados por cada companhia em suas “andanças” para difundir a arte no evento que ocorre de 7 a 21 de setembro.

Responsável por abrir a programação, a Cia. Oigalê, de Porto Alegre (RS), já esteve na cidade em três oportunidades. Ao contrário das outras vezes, agora, a distância de aproximadamente 1.600km entre Porto Alegre e Presidente Prudente, será percorrida de avião. Os seis atores, que encenarão o espetáculo “O Baile dos Anastácio”, terão pela frente sete horas de voo. “Já fomos de van em outra oportunidade, mas optamos pelo transporte aéreo por ser mais cômodo e rápido”, explica Hamilton Leite, ator e integrante do grupo.

Todo o material da peça vai por terra: transportado por caminhões, os figurinos e cenários serão levados da capital gaúcha até Londrina (PR), para depois seguirem o caminho até Prudente. “Não há uma empresa que faça este trajeto de forma direta, sem escalas. Por isso, tivemos que fazer esta divisão”, diz Leite.

Entretanto, planejar toda esta logística vale a pena. “A receptividade ao espetáculo é muito grande. Mesmo com um trabalho bem regional, conseguimos tratar os temas de forma universal. Cada cidade tem uma leitura diferente da peça”, afirma o ator.

O Fentepp também integra a turnê do Grupo Teatro Atrás do Pano. A companhia, criada em Nova Lima (MG) há cerca de 30 anos, sairá de Caxias do Sul (RS) na noite anterior ao dia de seu espetáculo para embarcar no avião e encarar três horas de viagem. Cenário, iluminação e equipamentos técnicos serão transportados por um caminhão. Segundo a atriz e coordenadora do grupo, Myriam Nacif, são aproximadamente 17 horas de estrada até todo este material chegar a Prudente.

“Não é fácil. No começo era mais complicado sair em turnê, mas fomos aprendendo. Até porque o ator gosta desta vida mambembe”, afirma.

O grupo, que apresenta o espetáculo “Por Parte de Pai”, não termina o percurso na cidade. Ao finalizarem a apresentação, os integrantesseguem para São Paulo (SP). “Todos ajudam a desmontar o cenário e a organizar aquilo que será encaminhado para a próxima cidade”. Apenas neste percurso entre Caxias do Sul, Prudente e São Paulo, serão percorridos 2.200 km.

Colaboração

Esta edição do Fentepp possibilita não só o encontro de vários grupos teatrais do país, como também a colaboração entre eles. Para conseguir trazer todos os materiais necessários para a construção dos cenários, cinco companhias de Minas Gerais se uniram para dividir os gastos com transporte.

Quatroloscinco - Teatro do Comum (Belo Horizonte), Grupo Teatro Invertido (Belo Horizonte), Grupo Teatro Atrás do Pano (Nova Lima), Grupo Trama de Teatro (Contagem), e Coletivo Paisagens Poéticas (Belo Horizonte) contrataram a mesma empresa para carregar todos os equipamentos pelos quase 1.000km de viagem. “É característica dos grupos daqui trabalhar em conjunto”, lembra uma das diretoras do espetáculo “A Noite Devora Seus Filhos”, Mariana Maioline, do Coletivo Paisagens Poéticas.

Os atores se deslocarão de avião até Prudente, onde esperam trocar experiências com as outras companhias e apresentar suas produções ao público. “Em cada espaço temos uma recepção diferente. As peças ganham novos significados em cada espaço diferente, para cada público”, explica Maioline.

O Fentepp é uma realização do Sesc Presidente Prudente, Prefeitura Municipal e Governo do Estado de São Paulo. Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no site oficial do evento e na página da unidade prudentina dentro do Portal Sesc SP.

o que: Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp)
quando:

de 7 a 21/setembro

onde:

Sesc Presidente Prudente