Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Confira as dicas de leitura que o Sesc Pompeia preparou para você!

Julio Cortázar
Julio Cortázar

Originalmente intitulado 'Rayuela', ' O Jogo da Amarelinha' é a obra mais importante e famosa de Julio Cortázar. Lançado em 1963, este romance passa a integrar a galeria das mais significativas criações latino-americanas

Escritor: Julio Cortázar nasceu em 1914 em Bruxelas. Aos quatro anos de idade, mudou-se para a Argentina. Formou-se professor em Letras em 1935 e deu aulas de literatura na Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina.

Enredo do livro: Triângulo amoroso envolvendo os protagonistas Horacio Oliveira e Maga, no qual Cortázar discute os questionamentos do homem diante de seu destino, conflitos, dúvidas e paixões.

Porque ler: Originalmente intitulado "Rayuela", é a obra mais importante e famosa de Julio Cortázar. Lançado em 1963, este romance passa a integrar a galeria das mais significativas criações latino-americanas. Apresenta uma série de técnicas de escrita inovadoras e se inscreve dentro do espírito da vanguarda.

Preste atenção:  O livro pode ser lido de duas formas. O leitor pode começar do capítulo 1 e ir até o 56, tendo assim uma bem construída história. Ou pode optar por começar no capítulo 73, e seguir a ordem indicada por Cortázar.

Comentários sobre a publicação:  Nas palavras do próprio autor, "Esse livro é muitos livros, mas é, sobretudo, dois livros". Segundo o editor espanhol Juan Cruz, um dos maiores especialistas em literatura hispano-americana, "Os personagens não são o mais importante, e sim o rompimento com a estrutura e a relação com a linguagem. O livro é uma discussão sobre quantos mundos cabem na literatura, e sobre a literatura por si só".

Outros livros do autor na Biblioteca do Sesc Pompeia: Os Prêmios; Prosa do Observatório; Adeus, Robinson e Outras Peças Curtas; Valise de Cronópio.

--

:: Confira o bate-papo entre o escritor Valter Hugo Mãe e o diretor Miguel Gonçalves com mediação de José Carlos Avellar onde serão abordados os elementos de intersecção e a junção entre cinema e literatura.