Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

PianOrquestra: 10 mãos, 10 anos e 1 piano

O PianOrquestra comemora 10 anos de carreira com o lançamento de seu mais novo DVD
O PianOrquestra comemora 10 anos de carreira com o lançamento de seu mais novo DVD

Hoje estabelecido como um dos mais inovadores nomes da atual música instrumental brasileira, o PianOrquestra comemora 10 anos de carreira com o lançamento de seu mais novo DVD dentro do projeto Plataforma, no Sesc Pompeia, dia 12/setembro

Há 10 anos em atividade, o PianOrquestra já surpreendeu incontáveis plateias ao mostrar que, quando aliado ao talento dos cinco músicos que integram o grupo, o uso de objetos inusitados como luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico pode transformar um único piano em uma verdadeira orquestra. O conjunto celebra sua primeira década de trajetória com o lançamento de seu segundo DVD, Multifonias, no qual reafirma a vocação de explorar cada vez mais a fundo as técnicas de preparação e expansão sonoras possíveis com 10 mãos e um piano.

Influenciado pelas experimentações promovidas por músicos como John Cage, o PianOrquestra – composto pelo aclamado pianista Claudio Dauelsberg, diretor musical do grupo, pelas também pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo e Anne Amberget, e pela percussionista Masako Tanaka – busca desbravar os limites dos timbres e das sonoridades produzidas pelo instrumento. Resultado de intensa pesquisa dos ritmos musicais brasileiros, o trabalho do coletivo perpassa o coco, os maracatus, as cirandas, os carreteiros, o repetente, e diversos outros estilos e vertentes que vão de norte a sul do país.

“Quando começamos, nos perguntamos muitas vezes se não estávamos cometendo uma loucura, e se não deveríamos desistir diante de tantas dúvidas face ao desafio de construir um trabalho musical consistente, com esse nível de experimentalismo” conta Claudio Dauelsberg. O grupo atingiu sucesso de público e crítica em 2007, com o lançamento de seu primeiro DVD, e, desde então, se firma como um dos mais inovadores projetos da nova cena instrumental brasileira. “Hoje percebemos que estamos no caminho certo. Ficamos felizes em observar com distanciamento histórico que nos antecipamos às tendências, e inspiramos e encorajamos muitos outros grupos a enveredar em pesquisas experimentais”, constata o músico.

Multifonias chega às lojas seis anos após o primeiro lançamento do conjunto, e, contando com composições de artistas como Ernesto Nazareth, Gonzaguinha, Milton Nascimento e Chico Buarque, aponta uma nova direção para os incansáveis experimentos musicais do grupo. “Procuramos nesse novo trabalho colocar as pesquisas do PianOrquestra à serviço da MPB, revestir clássicos da MPB com novos arranjos, explorando as sonoridades e técnicas  pesquisadas ao longo dos últimos 10 anos”, adianta o diretor musical sobre o DVD.

O acompanhamento de vozes de grandes cantoras, complementando o estilo multifacetado característico dos instrumentistas, é outra notável mudança promovida pelo novo registro. “Foi gratificante constatar como os timbres preparados do piano podem fundir-se tão bem com o vocal, e como as técnicas de preparação podem enriquecer as possibilidades sonoras da Nova MPB. Foi uma experiência muito rica para o PianOrquestra mergulhar neste universo com cantoras queridas: Teresa Cristina , Monica Salmaso , Maira Freitas , Mariana Baltar e Manu Santos”, conclui Claudio.