Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra de teatro de rua apresenta Cia holandesa Tuig

Foto: Anke Teunissen
Foto: Anke Teunissen

Em setembro, o Sesc apresenta a Mostra de Teatro de Rua que reúne 22 peças de grupos do Brasil e do exterior. O Grupo holandês Tuig apresenta" Schraapzucht - Hábito" no Sesc Interlagos dias 21 e 22/set e no Sesc Ipiranga de 27 a 29/set

O que é?
A Mostra de Teatro de Rua apresenta o teatro de rua em sua diversidade, trazendo um panorama das produções que leva em conta a variedade de estilos, das poéticas e das características singulares de interação das artes cênicas com as cidades, com os espaços públicos e com as pessoas que neles habitam e por eles transitam.

A configuração promove a variedade de olhares. Foram compartilhados os repertórios pessoais de 17 profissionais. Esta experiência é muito rica e contribui para uma pesquisa ampliada. Como os curadores são de várias cidades, este processo compartilhado de curadoria também fortalece o vínculo da rede Sesc como um todo”, afirma Armando Fernandes, coordenador da Mostra e assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP.

A Mostra acontece de 20 a 29 de setembro, em diversas unidades da capital e do interior. A programação completa, você pode acessar aqui.



Foto: Peer Reede

Performance Construída na Rua

Uma construção pitoresca de duas enormes torres sobre o chão. Feita de madeira e ferro, uma  roda gigante dentada é enfeitada por diversos tipos de cordas e objetos variados pendurados em seu interior. Mas o que será que tudo isso representa?

Marc Van Vliet do Theater Tuig, inventou e forjou esta engenhoca, feita por postes de madeira, vigas de aço, centenas de cordas e uma gigantesca roda. Seu objetivo é atrair o olhar sob ponto de vista da produção de ‘Schraapzucht', um sinônimo holandês para “avareza”. Esta produção incorpora sua busca pela originalidade, representada pela roda imponente, dirigida pela força humana. Uma instalação sonora bastante original leva o público à dinâmica da apresentação.

Mesmo sacrificando amizades, pessoas e a natureza, é imperativo que se torne maior e ainda maior. Estagnação significa declínio. Isso pode ser sustentado?  Será tudo moído até um impasse ou é possível retardá-lo? Todos estes elementos são simbolizados pela roda que foi montada e mantida em movimento pela força humana.

Até que ponto a ganância pode descontruir a harmonia das coisas?

A montagem é uma fábula sobre o desejo humano em possuir bens materiais. No palco, uma grande máquina comporta-se como um verdadeiro ser vivo, no qual os personagens lutam para controlar os seus desejos. No momento em que tudo começa, é difícil manter o entusiasmo e a criatividade em harmonia.

As máquinas de “Schraapzucht - Hábito” entram em movimento e dão energia à cena. Os objetos brincam com o espaço e a representação. A profundidade da ganância e da fome do homem em obter mais e mais, cada vez maior e melhor é o tema central do espetáculo. Constantemente nos esforçamos em manter e assegurar o equilíbrio de tudo e temos a preocupação de que as coisas irão estagnar se aproveitarmos o tempo para diminuir o passo. Centrado na roda aérea que representa a continuidade da vida, Schraapzucht  é uma provocativa obra teatral.

A Companhia holandesa Tuig apresenta uma peça de teatro físico, baseado no conceito de uma roda gigante cujas forças que a movem são a ambição e o desejo. Em "Schraapzucht", Tuig critica a cultura ocidental de consumo, que inexoravelmente avança, ao custo dos recursos humanos e naturais.

Cia holandesa Tuig

Ao longo de 15 anos de existência, Tuig tem sido um dos grupos mais inovadores do teatro físico, performático e de rua da Holanda,  sempre incorporando e construindo um cenário especial como se fosse ele mesmo o protagonista da obra. Apresentam suas montagens por toda a Europa.

o que: Schraapzucht - Hábito
quando:

21 e 22/setembro de 2013, às 17h30

onde:

Sesc Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100 | 11 5662-9500

ingressos:

Ingressos antecipados na Rede Sesc | consulte valores de acesso à unidade

o que: Schraapzucht - Hábito
quando:

27, 28 e 29/setembro, às 17h30

onde:

Sesc Ipiranga | Parque da Independência - Entrada Rua dos Patriotas | 11 3340-2000