Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana Move Brasil larga com diversão sob duas rodas

Serão mais de 200 atividades voltadas ao esporte, além de diversas ações em espaços públicos
Serão mais de 200 atividades voltadas ao esporte, além de diversas ações em espaços públicos

Em São Paulo, 19 unidades do Sesc terão uma programação especial durante a Semana Move Brasil, de 21 a 29/setembro. Serão mais de 200 atividades voltadas ao esporte, além de diversas ações em espaços públicos

O Move Brasil é uma campanha nacional que nasceu para reforçar aos brasileiros a importância da prática de esporte e atividades físicas em todas as idades. A proposta é que as pessoas percebam que o esporte, além de melhorar a qualidade de vida, promove o desenvolvimento social.

Para o Sesc,  a prática de esportes e atividades físicas promove saúde, sociabilização e qualidade de vida. Por isso, desenvolve diversas atividades esportivas e físicas em suas unidades e fora delas, priorizando a participação lúdica e prazerosa de todos, baseando-se no conceito do “Esporte para Todos”: um movimento mundial que visa possibilitar o acesso às práticas físicoesportivas de lazer a todos os grupos.

O Sesc associou-se ao Move Brasil como uma forma de popularizar a prática, reconhecendo as barreiras ao engajamento e buscando soluções coletivas. A campanha une-se a um rol de ações já desempenhadas pelo Sesc  no sentido de influenciar políticas públicas, como o Dia do Desafio. A novidade está na construção de um projeto com mais de três anos de duração e que envolve uma proposta de parceria aberta com o compromisso de aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até 2016. A primeira ação em âmbito nacional do Sesc no Move Brasil ocorre entre os dias 22 e 29 de setembro com a Semana Move Brasil.

O Sesc e o Brasil se movimentando
De 22 a 20 de setembro, o Sesc mobilizará  sua rede, que conta com aproximadamente 250 unidades em diversos estados do país. A largada para a Semana Move Brasil acontece no dia 22 de setembro com a realização de Passeios Ciclísticos em 61 cidades de 16 estados, dentre elas Rio Branco, Manaus, Teresina, Recife, Goiânia, Barra Mansa (RJ), São Paulo, Florianópolis, Criciúma (SC), Xanxerê (SC).

O Move Brasil no Sesc em São Paulo

Em São Paulo, 19 unidades terão uma programação especial durante a Semana Move Brasil. Serão mais de 200 atividades voltadas ao esporte, além de diversas ações em espaços públicos. A largada foi dada no dia 22 de setembro com a Pedalada Move Brasil, na Virada Esportiva. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o passeio ciclístico noturno teve início com a concentração às 20h no Parque das Bicicletas.

Clique aqui para conhecer a programação da Semana Move Brasil nas unidades do Sesc em São Paulo.

Outros destaques ficam por conta da Arena Move Brasil na Virada Esportiva, montada no Vale do Anhangabaú e a Tenda Move Brasil de Ginástica Multifuncional, no Parque do Ibirapuera. Haverá também outras atividades ao ar livre e em espaços públicos como Vivências de Rugby nos CEU’s Butantã e Uirapuru; Rope Skipping na Praça da Liberdade e a Corrida Infantil Move Brasil, no Parque Espaço Verde Chico Mendes.

Durante a semana, nas unidades do Sesc em São Paulo, o público poderá participar de atividades físicas, vivências de modalidades esportivas, além de encontros e bate-papos com atletas brasileiros consagrados do esporte nacional como Claudinei Quirino (atletismo), Solonei Silva (maratona), Dante Amaral e Maurício Lima (vôlei), Magic Paula (basquete), Jéssica Yamada e Jeff Yamada (tênis de mesa), Fabíola da Silva (patins in line) e Flávio Saretta (tênis).

O Judô ganhará programação especial na unidade Bom Retiro, Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro, será homenageado, com uma série de aulas abertas com a participação de 14 medalhistas da modalidade: Sarah Menezes, Flavio Canto, Tiago Camilo; Leandro Guilheiro; Mayra Aguiar, Rafael Silva, Felipe Kitadai, Antônio Tenório; Valter Carmona; Luis Onmura, Douglas Vieira; Carlos Honorato, Rogerio Sampaioe  Henrique Guimarães.

Confira aqui o mapa do percurso da Pedalada Move Brasil:

 

Sobre o Move Brasil
Nos próximos anos, os parceiros da campanha Move Brasil realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social, respeitando os direitos e a diversidade cultural, além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida do brasileiro.

Em sua ação incial, o Move Brasil vai reunir mais de 115 cidades – incluindo todas capitais – colocando à disposição da população cerca de 420 atividades, na grande maioria gratuitas, numa iniciativa resultado da parceria entre o Sesc, o Ministério do Esporte, o Ministério da Saúde, a Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA) e as organizações Atletas pela Cidadania, Autoridade Pública Olímpica (APO) e Internacional Sports and Culture Association (ISCA).

A campanha está aberta a outras instituições, empresas privadas e ONGs interessadas em desenvolver ações neste sentido. Ou seja, construir uma rede de parceiros para difundir essas propostas, incentivar e orientar a população para que cada um encontre um esporte ou atividade que mais lhe agrade e pratique.

:: Conheça o site do Move Brasil.

o que: Semana Move Brasil
quando:

21 a 29/setembro

onde: Diversas unidades, consulte a programação