Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Luz e Sombra - um caso de amor com a cidade

Parte do Ciclo de Olhares – Luz e Sombras, no Sesc Bom Retiro, laboratório que une expressão poética e urbana seleciona, até 17/set, cartas para desenvolver um programa de performances coordenado por Cris Lozano

De tão apaixonados por São Paulo, o Sesc Bom Retiro e a Cia. Pessoal do Faroeste criaram um evento multidisciplinar que vai discutir formas de melhorar essa íntima relação com a cidade, e como torná-la melhor: o  Ciclo de Olhares – Luz e Sombras.

Para que não restem dúvidas dessa paixão, tudo vai começar com cartas de amor. O Laboratório Poético Urbano receberá cartas com declarações de amor a uma região com história rica, permeada por momentos de luz e de sombra e inserida em uma cidade de multiculturas: os bairros da Luz, Bom Retiro, Santa Ifigênia e Campos Elíseos.

Qualquer pessoa pode participar e escrever sua declaração até o dia 17 de setembro. A partir das cartas, 24 pessoas serão escolhidas e convidadas a participar voluntariamente dessa experiência, sendo metade delas advindas dos bairros citados e outra metade de pessoas vindas das demais regiões da cidade de São Paulo. As pessoas serão escolhidas a partir das características presentes na própria carta, a mensagem enviada deverá revelar o sentimento de amor por essa região de São Paulo.  A divulgação das cartas selecionadas será feita no dia 20 de setembro.

A partir daí, tem início um Programa de Performances, coordenado pela atriz e diretora Cris Lozano e cujos protagonistas são os 24 participantes, e cujo cenário é a região da Luz e entorno. As instruções para essas performances serão informadas paulatinamente ao longo dos dois meses e meio de duração do Laboratório.

As cartas escolhidas serão matéria-prima para o texto dramatúrgico do espetáculo Luz e Sombra, que será gestado e apresentado no Ciclo de Olhares Luz e Sombra de São Paulo. As performances, captadas por recursos audiovisuais também comporão o espetáculo.

Além disso, um ambiente de debates e expressões acerca do espaço público será aberto com palestras-debates e oficinas. “Quando escolhemos o nome, imaginamos encontrar a multiplicidade de visões e tentativas de soluções, além disso, reencontrar o olhar do outro, poder extrapolar muros e chegar aos que vivem no nosso entorno”, afirma Milton Soares, gerente do SESC Bom Retiro.

Para receber as declarações foi aberta a Caixa Postal - Cartas de amor à Luz de São Paulo – 13803, CEP 1216-970. E o participante também pode entregar sua carta na sede da Cia. Pessoal do Faroeste - Rua do Triunfo, 301 ou na Central de Atendimento do Sesc Bom Retiro.

Confira o regulamento completo do laboratório clicando aqui. E consulte a programação completa clicando aqui, as inscrições estão abertas para as palestras-debates e oficinas.