Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Yoga, Ayurveda e os 5 Elementos

Encontro de Yoga
Encontro de Yoga

Encontro de Yoga, de 4 a 6/out no Sesc Santo André, chega à segunda edição. Inscrições gratuitas a partir de 26/set na unidade

Muitas filosofias orientais têm em comum a visão dos cinco elementos da natureza – água, éter, ar, fogo e terra. Apesar de nem sempre perceptível, a influência desses elementos tem um papel fundamental no cotidiano e, segundo a sabedoria oriental, é necessário equilibrar a interação desses elementos para harmonizar o ciclo dinâmico que rege a energia vital. Tais elementos representam os atributos existentes no universo:

- fogo: transformação
- éter: disponibilidade
- ar: movimento
- água: coesão
- terra: estabilidade

Com o intuito de discutir essas doutrinas e promover a experimentação das práticas oriundas desses conceitos, o Sesc Santo André realiza o II Encontro de Yoga. A temática deste ano – Yoga, Ayurveda e os 5 elementos - possibilita o entendimento do Samkhya (filosofia indiana naturalista que trabalha a investigação lógica das leis da natureza), do Ayurveda (milenar conhecimento médico, desenvolvido na Índia) e os doshas (que é o resultado dos 5 elementos nos seres humanos).

Por meio de palestras, práticas, vivências, apresentações artísticas e alimentação, o especial acontecerá de 4 a 6 de outubro, em diversos espaços da unidade, todos ambientados conforme a representação de cada um dos cinco elementos. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas na Central de Atendimento a partir do dia 26 de setembro.

Durante o especial, serão trabalhados as três constituições segundo os Doshas: Vata, Pitta e Kapha. Para descobrir qual a disfunção e desarmonia orgânica, além das recomendações específicas - que vão desde alimentação, passando pela rotina diária até práticas físicas, há um questionário elaborado que você pode responder aqui.

A programação acontecerá no Espaço de Eventos, no Espaço Ateliê, na Sala de Práticas Corporais, na Sala de Múltiplo Uso e na Sala de Ginástica Multifuncional e na Estufa e contará com um cardápio especial servido na Lanchonete, baseado na culinária vegetariana e vegana. As atividades serão ministradas por profissionais do Sesc – não apenas da Unidade Santo André, mas também de outras cidades: São josé do Rio Preto, Piracicaba, São Caetano e São Paulo, que trabalharão diversas áreas da filosofia oriental. Saiba um pouco de algumas delas:

POWER YOGA
Prática técnica e vigorosa, combinada de movimentos fortes e fluídos associados a uma respiração dinâmica. É uma linha cuja prática é mais dinâmica que a tradicional, que gera calor com objetivo de desintoxicar o organismo. Assim como alongar e aquecer os músculos e as articulações, permitindo um melhor alinhamento da postura.

HATHA YOGA
Prática milenar e tradicional que tem como elementos asanas (posturas), pranayamas (respiração) e meditação, integrando o ser como um todo ao buscae o relaxamento físico e mental.

KUNDALINI YOGA
É uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, cujo objetivo é ativar a energia kundalini pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados chakras.

TÉCNICAS MEDITATIVAS
A meditação é um processo de descoberta dos recursos interiores nos seus níveis mais profundos, que pode revelar a essência particular, fonte de poder, força, paz e conhecimento. A meditação tem por objetivo trabalhar por meio de suas técnicas a quietude do estado consciente da mente, ajudando na concentração por meio da abstração dos sentidos e técnicas respiratórias.
Dentre os benefícios da prática estão o controle do stress, a melhora da qualidade do sono, a maior produção de endorfina, aumentando assim a sensação de bem estar e diminuição dos batimentos cardíacos.

PRANAYAMAS
Os pranayamas consistem em exercícios respiratórios que fazem com que o ato de inspirar e expirar sejam os mais eficientes possíveis.

A respiração possui uma função sutil: distribuir e harmonizar a energia vital conhecida como prana. Ela purifica e desobstrui os nadis (72 canais por onde circula o prana). Desta forma o pranayama é o controle da energia vital. Além disso, constitui uma forma de voltar-se para si mesmo; ao inspirar trazemos o mundo para dentro de nós, ao expirar colocamos um pouco do que somos no mundo, e nesse processo de troca, o ar nos ajuda a fazer uma ausculta interna.

YOGA COM HISTÓRIAS
Através da contação de histórias o yoga pode fazer parte do universo infantil, mostrando os elementos, as posturas, respiração, relaxamento e demais técnicas, associando-as aos personagens da história.

DANÇAS CIRCULARES
Arte praticada naturalmente pelos povos de todo o mundo, ela une várias técnicas de dança como ballet, danças tradicionais e folclóricas, cantos e símbolos religiosos e divinos, que permitem a conexão à histórias, culturas, crenças e religiões do mundo resgatando as tradições ancestrais. Expressam, também, a essência de cada ser humano unindo um ser a outro em círculo, experimentando a integração, o equilíbrio e a harmonia.

IYENGAR
É um método que utiliza acessórios (cintos, blocos, almofadas e outros) para manter o alinhamento do corpo e levar o praticante a uma consciência maior de si mesmo. Desenvolve a profundidade de percepção e a expansão da consciência à todas partes do corpo.

OFICINA DE EYE BAGS
Almofada para os olhos confeccionada com tecido de algodão preenchida com ervas usada em momentos de relaxamento. A almofada ajuda na abstração dos sentidos proporcionando um relaxamento profundo e revigorante.

BANDHAS E MUDRAS
Os mudras são posturas feitas com as mãos usadas no yoga, na dança e na medicina ayurvédica para despertar e harmonizar os centros energéticos do corpo. Cheios de simbologia e graça, os gestos podem ser praticados a qualquer hora trazendo calma e concentração.

o que: Yoga, Ayuverda e os 5 Elementos
quando:

4 a 6/outubro

onde:

Sesc Santo André