Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Itinerância da 2ª Mostra Ecofalante

17 cidades de São Paulo recebem a 'Itinerância 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental' que chega em novo formato para abordar questões ambientais. De 1/out a 3/nov

De 1 de outubro a 3 de novembro de 2013, a itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental surge em sua 2ª edição, com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas.

Realizada pela ONG Ecofalante com o Sesc, a mostra oferece uma rica programação de filmes que reúnem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, possibilitando a discussão em torno de assuntos que compõem o cotidiano das pessoas, mas sem que elas tenham a chance de refletir sobre isso.

Para os pequenos, a atividade traz dois filmes: A Baleia (uma orca que tenta fazer amizade com pessoas depois de perder sua família) e Animais unidos jamais serão vencidos (animais se unem contra uma barragem e um resort que bloqueiam o abastecimento de água da planície africana).

A mostra itinerante acontecerá na grande São Paulo (Osasco, Santo André e São Caetano), no litoral (Santos, Cubatão e Bertioga), no interior (Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté) e na capital paulista (unidades Belenzinho, Carmo, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros e Vila Mariana, além de chegar também a alguns CEUs, escolas e outros locais). Algumas universidades também se integram a esta nova etapa: Esalq/USP e Unimep (Piracicaba); Unimonte, Unisantos e Unisanta (Santos); e Unesp (Bauru).

A programação é inteiramente gratuita e será acompanhada por um ciclo de debates com cineastas e pesquisadores nacionais e internacionais.

Fique por dentro da programação, já está disponível no site, e acompanhe os bastidores e outras curiosidades no facebook e no twitter. Conheça mais sobre os filmes e veja a cobertura no blog da mostra.

Os filmes

A Comissão de Seleção e a Curadoria, coordenada por Francisco César Filho, avaliou mais de 300 filmes internacionais e 100 brasileiros, entre documentários e ficções, de curta, média e longa-metragem. Foram selecionados 58 filmes contemporâneos: 42 internacionais (em sua maioria consagrados em festivais como Cannes, Berlim, Rotterdam, Locarno e Sundance) e 16 brasileiros, dos quais vários terão sua estreia durante a Mostra.

Os filmes estão organizados em sete eixos temáticos:

Água: de Paris à Patagônia, do Vale do Ribeira ao Rio Colorado, a água, esse bem tão precioso e fundamental para o homem, é discutida em toda sua complexidade e importância pelos seis filmes que compõem esta temática da programação, com enfoques tão diferentes quanto a gestão pública da água, rios que não chegam mais às suas fozes e os impactos sociais e ambientais das enchentes.

Cidades: meio ambiente onde menos se espera – e onde mais frequentemente nos deparamos com ele: as cidades. Ao longo de 14 títulos, o público irá se deparar com realidades e iniciativas que mudarão seu olhar sobre o cotidiano da cidade, com seus aterros, hortas urbanas e rios perdidos.

Contaminação: o grande vazamentos de petróleo no Golfo do México em 2010, o desastre nuclear de Fukushima em 2011, a ameaça invisível do DST e os mais de 100 mil produtos químicos que utilizamos diariamente. Estamos cada vez mais suscetíveis aos riscos da contaminação, seja do meio ambiente, seja diretamente de nossos corpos. Como mudar esse paradigma?

Economia: a economia que move o mundo é a mesma que o ameaça. A ganância, o consumismo desenfreado e o crescimento inconsequente cobram seu preço e nos obrigam a refletir e buscar alternativas  para sobrevivermos ao nosso próprio progresso.

Globalização: mais do que nunca, estamos todos conectados. Nossas ações, como indivíduos ou sociedade, impactam pessoas e ecossistemas do outro lado do planeta. Os cinco filmes desta temática nos levam à inevitável reflexão sobre as consequências de nossos atos e anseios, propondo novas formas de nos relacionarmos com nosso entorno.

Mobilização: mais do que ativistas profissionais, somos apresentados nesta temática a pessoas e comunidades comuns que, confrontadas com ameaças a seu ambiente ou modo de vida, se mobilizam para defender seus interesses, muitas vezes contra governos ou grandes corporações. Uma ode ao poder de pessoas unidas em torno de um ideal.

Povos e Lugares: comunidades e tradições sob o risco do desaparecimento. Em nome do progresso e da modernidade, ignoram-se décadas ou mesmo séculos de tradição. Diante desses cenários o cinema surge não apenas como possibilidade de registro de uma realidade em extinção, mas também, e principalmente, como ferramenta para evitá-la, conscientizando-nos sobre essas questões.

Confira, a seguir, os trailers de alguns filmes que serão exibidos:

A seguir, você pode conferir uma galeria de imagens com as sinopses e traliers dos filmes que serão exibidos:

o que: Itinerância 2ª Mostra Ecofalante
quando:

1/outubro a 3/novembro

onde:

diversas unidades, consulte a programação