Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uni-duni-tê salamê-minguê!

Uni, Duni e Tê apresentam as atividades da programação especial do mês no Sesc São José dos Campos
Uni, Duni e Tê apresentam as atividades da programação especial do mês no Sesc São José dos Campos

Neste mês de outubro o Sesc São José dos Campos tem uma programação especial para as crianças e a família curtirem junto. Mas a novidade não é só o que a unidade traz. Para este projeto temos um time de especialistas em brincadeiras que veio para apresentar, comentar e informar!

A equipe de comunicação do Sesc em conjunto com as crianças e os instrutores do Curumin elaborou os personagens, suas histórias, suas características e até uma vinheta para ser usada nas coberturas das atividades do projeto Uni-Duni-Tê.

A ideia inicial era a confecção de um boneco que fizesse as apresentações e cobrisse os eventos na unidade, mas com a ajuda das crianças o projeto e a produção ficaram maiores do que o esperado. Com isso, a participação dos curumins, essencial no processo, dividiu-se em duas fases: fazer os bonecos (que de um viraram três) e filmar a vinheta.

Para a confecção dos personagens, a oficina foi dividida em três grupos: os desenhistas, os projetistas e os estilistas. Do rascunho aos detalhes nos adereços, essa primeira parte resultou em mais de dez bonecos, com idéias, características e histórias. Durante o período de criação, os materiais, formas e cores foram diversos e amplamente utilizados. Depois, uma votação escolheu três: o Uni, o Duni e o Tê.

Na segunda fase, os três personagens foram apresentados ao segundo grupo de crianças que ficou encarregado de elaborar o roteiro, o cenário e a filmagem. A técnica escolhida foi a stopmotion.

Ao final, o resultado foi a construção conjunta de personagens e uma linha inicial para contar as histórias das atividades de outubro, por Uni, Duni e Tê.

Conheça os personagens

Uni

Brincalhão e artista, adora se fantasiar. Sua principal característica é a curiosidade e seu pior defeito é ser tagarela. Tem 10 anos e gosta de Artes.

Duni

O repórter de 38 anos usa frases curtas e coisas engraçadas sempre acontecem em suas reportagens. Seu trabalho é basicamente do mundo da fama, mas é divertido fora das câmeras também.

O ET que adora fast food já nasceu com um gorro e tem 30 anos. Adora esportes, informática e já participou de 84 competições de comilança (ele tem os três olhos maior do que a barriga).

A seguir, você pode conferir o processo de criação com as crianças:


o que: Uni-Duni-Tê
quando:

Todo o mês de outubro

onde:

No Sesc São José dos Campos