Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sobre contos de papel

Chapeuzinho Vermelho<br>Crédito: Juliana Bollini
Chapeuzinho Vermelho
Crédito: Juliana Bollini

Exposição e instalação sobre Contos de Fadas, no Sesc São Caetano até  14/dezembro, apresenta histórias de clássicos que fazem parte da infância de quase todos nós e despertam medo e alumbramento entre todas as gerações

Os contos de fadas sempre exerceram fascínio em crianças e adultos. Sobrevivendo ao tempo, estão presentes em quase toda cultura ocidental e podem ser considerados pontes a outros mundos que ampliam a dimensão dos desejos infantis, ao mesmo tempo em que contemplam os mistérios existenciais. Os clássicos apresentam à criança um mundo já percebido e intuído que mostra que a natureza humana não é essencialmente boa, que conflitos existem, e tal experiência ajuda a lidar com os medos e o senso de individualidade.

O projeto Contos de Papel propõe e produz ressonâncias por meio da maneira de contar e ilustrar os contos ou seus personagens. Das ilustrações de Juliana Bollini, vindas de cenários delicados feitos com papel, ou dos Fabulosos Armários, criados pelos artistas Juliana Notari e Fabio Supérbi, surgem significados e ressignificados, em meio a bruxas e princesas, onde encontramos e enfrentamos nossos temores para poder encontrar o caminho de volta pra casa.

O papel nos contos de fadas – exposição

Juliana Bollini é artista plástica e utiliza técnicas variadas, sendo o papel o material principal. Formou-se em Artes Visuais em Buenos Aires, Argentina. Trabalha com modelagens e recortes. Em 2012 participou da Mostra Internazionale dell’Illustrazione per l’Infanzia de Sarmede, na Itália. E o livro “Papai é meu!”, ilustrado por Bollini, ficou entre os 30 melhores livros infantis da revista Crescer. Na exposição, além das plotagens gigantes na parede, o público poderá contemplar as caixinhas de madeira que reproduzem pequenos cenários dos contos de fadas, todos feitos de papel.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre o trabalho da artista:

Juliana Bollini - Artista Plástica from #AMOMEUFAZER on Vimeo.

Os Fabulosos Armários – instalação

A dupla de artistas marionetistas cria um universo fantástico baseado em contos clássicos. São quatro instalações cênicas interativas e cinéticas montadas e construídas dentro de armários antigos. Quatro contos clássicos são revisitados: O Pequeno Polegar (Charles Perrault), A Roupa Nova do Rei (Hans Christian Andersen), João e Maria e Branca de Neve (Irmãos Grimm).

A abertura das portas de cada armário simboliza, para os adultos, uma volta ao passado e, para as crianças, uma descoberta dessas antigas histórias. Para a construção, os artistas mergulharam em diferentes universos, tais como o do cinema, teatro de papel, mecanismos de autômatos, teatro de caixas mágicas, criando mundos fantásticos, surrealistas e expressionistas.

Fabio Supérbi possui título de mestre pelo Instituto de Artes da UNESP, com enfoque no Teatro Infantil. Formado pela mesma instituição, em 2004, como arte-educador, com habilitação em artes cênicas.  Juliana Notari é atriz e bonequeira, pesquisadora nas artes das marionetes. Na França, passou um período de quatro anos para se aprofundar nas técnicas de construção e manipulação de bonecos.

Os artistas Eduardo Brechó, Lina Lopes, Luís Leão e Vina Simões geraram soluções visuais/cinéticas/sonoras partindo de diversas tecnologias distintas para este projeto.

A apreciação de cada instalação é individual. O público manipula cada instalação de maneira única - cada conto traz uma possibilidade diferente. A vivência é íntima, permitindo o mergulhar integral na obra. Esse papel de interator que o público tem, leva-o a novas experiências com a arte.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a parceria entre Fábio Supérbi e Juliana Notari:

O projeto ‘Contos de Papel’ contará também com oficinas formativas (técnica utilizada na exposição) voltadas para o público jovem, espetáculos e oficinas para o público infantil,, além de livros novíssimos adquiridos especialmente para a exposição. E adivinha? Todos sobre os contos de fadas! Assim, papais, mamães e crianças podem aproveitar a visita e juntos mergulhar fundo nesse universo encantador!

A exposição e instalação também faz parte do "O que é, o que é? Artes para Crianças".

 

o que: Contos de papel
quando:

de 14/outubro a 14/dezembro

onde:

Sesc São Caetano