Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival de Teatro de Araçatuba reúne mais de 30 horas de apresentações

Cena do espetáculo
Cena do espetáculo "Júlia". O Grupo Cirquinho do Revirado (SC) estará no Festara 2013

Mostra, que acontece de 18 a 27/outubro, conta com 21 espetáculos e duas intervenções urbanas, somando mais de 30 horas de apresentações

Promover a difusão da arte teatral, formar público contribuindo com a reflexão, fazer com que a comunidade possa se apropriar dos espaços cênicos e propor a reflexão e questionamento do ser humano com ele mesmo, com o lugar em que vive e com a sociedade num modo geral através da arte. Estes são alguns objetivos do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) que acontece de 18 a 27 de outubro.

Intervenção urbana, comédia, comédia Dell’Arte, drama, drama épico, drama contemporâneo documentário, teatro visual, épico narrativo, tragicomédia, comédia dramática, comédia popular, teatro performativo e poético, são alguns dos estilos que estão presentes na programação.

Serão 21 espetáculos e duas intervenções urbanas, totalizando 27 apresentações em 10 dias, 14 delas em espaços abertos (praças e calçadões comerciais), aproximando ainda mais o festival da população e possibilitando uma maior fruição quanto à diversidade de platéia. Além do teatro Castro Alves, das praças João Pessoa, Getúlio Vargas e São Joaquim, e do Calçadão Comercial de Araçatuba, serão utilizados locais alternativos como o Pub Rock Beer e a praça de convivência do Senac.

Outras atividades fazem parte desta edição: no Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), será realizada a exibição do documentário "Um Pouco Sobre Nós", sobre os processos de criação e a história do Grupo Nóis de Teatro, de Fortaleza (CE); além de uma sessão de autógrafos do livro "A Arte Que Vem das Margens - 10 Anos de Nóis de Teatro".

Para Alexandre Melinsky, Presidente da Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), um dos criadores e coordenador do Festara, esta é a oportunidade de projetar o nome da cidade como palco de discussão artística sobre as artes cênicas. “Queremos formar e despertar o interesse de estudantes de teatro e futuros artistas, fomentar a criação de novos grupos de teatro e contribuir com a fruição da produção teatral”.

Mais de 274 projetos, de seis estados brasileiros (São Paulo - capital e interior, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Brasília e Fortaleza) foram recebidos e analisados por uma comissão de curadores que incluem profissionais da área de programação artística do Sesc Birigui. 

O Festara 2013 é uma realização da Associata, em parceria com o Senac Araçatuba, o Sesc Birigui e a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. "Uma grade bem diversificada com diferentes linguagens, gêneros e estéticas artísticas que farão o público rir, chorar, se encantar, se incomodar, se deslumbrar, se provocar”, conclui Alexandre.

o que: Festara
quando:

18 a 27/outubro

onde:

Araçatuba, diversos espaços, consulte a programação.