Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, direto para São Paulo

Questões feitas na etapa de São Paulo para  o público
Questões feitas na etapa de São Paulo para o público

Após passar por Paris e Frankfurt a próxima etapa do projeto Utopia.Doc acontece na cidade de São Paulo de 9/novembro a 22/dezembro, e o público poderá ver o resultado final deste trabalho, através de uma Instalação Audiovisual no Sesc Santo Amaro e de totens multímidia no Sesc Carmo

Uma fantasia, um sonho e o desejo de mudança. Qual é a sua Utopia? Esta é uma das perguntas que fazem parte do Projeto Utopia.Doc, da renomada diretora de teatro e de cinema Christiane Jatahy. Um trabalho que desenvolve o diálogo entre a cidade e as pessoas. Um novo dispositivo de criação que transita entre a realidade e a ficção.

Os primeiros exercícios deste projeto aconteceram em Julho de 2012 no Rio Occupation London onde Christiane esteve por trás da direção artística de um projeto que reuniu 30 dos artistas mais inovadores do Rio de Janeiro, ocupando ruas, palcos e instituições de Londres durante os Jogos Olímpicos de 2012, produzindo arte por toda a capital inglesa em parceria com nomes locais como parte do London 2012 Festival.

Em uma nova fase, o formato e a temática são direcionados para o projeto Utopia.Doc. Moradores alemães e imigrantes responderam a um questionário com o tema central utopia. A partir das respostas, um texto foi escrito por autores brasileiros e uma equipe de filmagem, juntamente com atrizes participantes do projeto, realizaram visitas a casa destas pessoas para ler este texto e responder aos seus anseios. Toda a filmagem foi transformada em um documentário e a instalação visual foi exibida no Mousonturm, durante a Feira Internacional do Livro de Frankfurt (9 a 13 outubro/2013).

Desta vez, inscrições foram abertas em São Paulo e a participação colaborativa contará com o entendimento individual de brasileiros, imigrantes e emigrantes, que vivem na cidade de São Paulo. Os interessados enviaram uma carta (e-mail) respondendo a questões como “conte um pouco sobre você e sua história”, “descreva sua casa”, “por que você quer abrir a sua casa para alguém desconhecido”, “qual é a sua utopia”, “existe algum lugar atualmente no mundo onde você gostaria de estar”, “descreva um sonho acordado e um sonho enquanto dorme”. As cartas escolhidas foram respondidas por outro participante e esta resposta será revelada por atrizes do projeto, pessoalmente, na casa de quem as enviou. Este encontro está sendo filmado e o resultado fará parte da Instalação Audiovisual que estará no Sesc Santo Amaro. Parte do conteúdo será reproduzido em totens multimídia no Sesc Carmo, com vídeos em que os participantes leem as cartas uns dos outros.

Este projeto é capaz de gerar uma reação real e virtual, reunindo em múltiplas fronteiras a veracidade do mundo. Com percepções pessoais e histórias de cada indivíduo, uma teia criativa que fala sobre a sua cidade natal, nascer em outro país, ter vontade de ficar ou não, pensar no futuro ou romper com seu passado, uma vida que já existe ou apenas sonhada, desejos e história. Sobre utopia.

Christiane Jatahy - Nos últimos anos montou espetáculos que dialogavam com distintas áreas artísticas e novos dispositivos de criação. Sua pesquisa tem como objetivo a experimentação a partir de algumas linhas de fronteira. Além dos dispositivos para a criação, todos os trabalhos da diretora têm como conteúdo principal a realidade do Brasil e um olhar sobre a sociedade atual. A vida entra na cena por meio da pesquisa em campo para a criação do espetáculo e também da relação do trabalho com o momento presente, com o aqui e agora.

o que: Utopia.Doc
de Christiane Jatahy
quando:

9/novembro a 22/dezembro

onde:

Sesc Santo Amaro

o que: Utopia.Doc
de Christiane Jatahy
quando:

11/novembro a 20/dezembro

onde:

Sesc Carmo