Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto de dança reúne mais de 20 programações no Sesc Santo Amaro

Cena do espetáculo Semana 90@22 do Ballet Stagium - Marika Gidali<br>Foto: Arnaldo Torres
Cena do espetáculo Semana 90@22 do Ballet Stagium - Marika Gidali
Foto: Arnaldo Torres

Com foco nas inúmeras maneiras possíveis de trabalhar a dança, o projeto Modos de Existir terá, de 29/outubro até 10/novembro, a apresentação do Módulo 3: Cias, Grupos e Núcleos. Diferentes produções de todo o país reunidas para apresentar grande amplitude de possibilidades artísticas

Os canais de atuação da dança estão ganhando novos caminhos. As companhias oficiais e independentes estão indo além dos espaços públicos, alcançando vídeos, blogs e assumindo a organização de mostras e festivais. Uma mudança de papéis está em curso: de produtor para disseminador e até mesmo provocador.

Com base neste conceito, e com a concepção e curadoria de Marcos Villas Boas, responsável pelas programações de dança do Sesc Santo Amaro, em agosto de 2012, surgiu na unidade o Projeto Modos de Existir. O objetivo principal é gerar discussões sobre as inúmeras maneiras possíveis de trabalhar a dança e o seu universo. A produção de dança contemporânea é apenas o início de uma grande conversa, envolvendo apresentações, encontros e workshops.

Juntamente com a assessoria de Nirvana Marinho (Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC – SP, Gestora Cultural do Acervo Mariposa desde 2006, artista da dança) surgiu o primeiro Módulo deste projeto intitulado Modulo 1 - Coletivos, que aconteceu entre 28 de agosto e 2 de setembro de 2012. Repertórios de artistas conhecidos no campo da dança foram reunidos com grupos ainda em formação e fora do eixo dos festivais e mostras, proporcionando assim, grande troca de experiências e informações. O conceito do Coletivo também foi abordado como uma possível estratégia de atuação e produção da dança contemporânea. Algumas discussões pautaram os Encontros Provocativos como o questionamento sobre a dissolução de Coletivos. Os artistas do Couve-Flor apresentaram seu último espetáculo como Coletivo neste módulo.

Em um segundo momento e em conjunto com Maíra Spanghero (mestre em Comunicação e Semiótica (Tecnologias da Informação) pela PUC - SP, Membro do Centro de Estudos do Corpo (CEC) desde 1997, ganhadora do Prêmio Transmídia (Itaucultural, 2002) e finalista no Prêmio Sérgio Motta - SP, 2002) o Módulo 2 – Parcerias e Colaborações convidou o público para compreender mais sobre como estratégias e exercícios colaborativos contribuem para a viabilidade dos processos artísticos. Ocorreu de 9 e 14 de abril de 2013 e entre espetáculos, residências, performance, workshop e encontros provocativos destacam-se os espetáculos Carta de Amor ao Inimigo – Cena 11 (SC), além de Receitas e Dúvidas – Gustavo Bittencourt (PR), Sheila Ribeiro (SP) e Wagner Schwartz (MG).

A partir de 29 de outubro até 10 de novembro e contando com a curadoria de Ana Teixeira (artista, pesquisadora, professora, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP / 2012 e mestre pelo mesmo programa /2008) o público poderá presenciar o Módulo 3 – Cias, Grupos e Núcleos.

Produções de diferentes estados brasileiros com inúmeras possibilidades artísticas e o objetivo de responder a alguns questionamentos, incluindo a dúvida sobre se estas nomeações (companhias, núcleos e grupos), de fato, apresentam modos diferenciados de trabalhar na área da dança. Como entender essas terminologias e o que as distingue, dentro do panorama e do contexto da dança que ocorre nos mais diversos espaços e das mais distintas maneiras, além da hierarquia gerada dentro deste conceito.

Estimulando essa e outras possíveis reflexões, artistas, bailarinos, diretores e coreógrafos estarão juntos conversando sobre estes assuntos que vão além de uma terminologia. A ideia é gerar a inquietude em muitos artistas e instituições, por isso, também fará parte deste projeto, um Grupo de Estudos denominado Outros Modos de Existir Conversando, onde qualquer pessoa, principalmente o público não especializado, poderá participar e se aproximar do mundo da dança e das transformações que norteiam o fazer artístico.

Grandes Companhias e Grupos reconhecidos em todo o país estarão presentes como a Cisne Negro Cia. De Dança (SP), Cia. Mário Nascimento (MG) e Ballet Stagium – Marika Gidali (SP), todas independentes. Além das estatais, Cia de Dança Palácio das Artes (MG) e da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul (RS).

Acompanhe no Blog mais informações sobre o Projeto, os participantes e as discussões.

o que: Modos de Existir - Mód. 3 - Cias, Grupos e Núcleos
quando:

29/outubro a 10/novembro

onde:

Sesc Santo Amaro