Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que que tem na Caixa Preta?

Itamar Assumpção<br>Foto: Vania Toledo
Itamar Assumpção
Foto: Vania Toledo

Em novembro, o Sesc Osasco revisita a obra de Itamar Assumpção e realiza uma série de shows, reunindo artistas que tocam e interpretam alguns dos álbuns do “Caixa Preta

Itamar Assumpção, compositor, cantor, arranjador e multinstrumentista é considerado uma das mais importantes referências da música  brasileira e representante da cena alternativa no final de 1970 e início dos anos 1980.

As canções de Itamar são marcadas pela crítica social e têm entre seus temas a questão étnica, a questão da diversidade, entre outros e trazem a sátira como um de seus elementos. Intérpretes como Ney Matogrosso, Cássia Eller, Tom Zé e Zélia Duncan já deram voz às suas canções.

Em 2010, o Sesc São Paulo, por meio do Selo Sesc e em parceria com a família do músico, especialmente as filhas Anelis, Serena e a mulher Elizena Brigo de Assumpção, realizou o lançamento do Caixa Preta box com a discografia completa, além de dois CDs com material inédito.

Em novembro, o Sesc Osasco revisita a obra deste importante artista brasileiro e realiza uma série de shows, reunindo artistas que tocam e interpretam alguns dos álbuns do “Caixa Preta”.

Os shows começam no dia 9 com a banda Orquídeas do Brasil, nome dado por Itamar à banda que o acompanhava no início dos anos 90. No show, com a nova formação, o grupo apresenta o repertório da trilogia “Bicho de 7 Cabeças” gravado em 1993, e que marcou a parceria do compositor com a banda.

Dia 16, a banda Porcas Borboletas toca na íntegra o segundo disco de Itamar “Às Próprias Custas”. Traz para as canções, arranjos originais que mesclam ironia, amor, humor e contam ainda com a participação especial de Arrigo Barnabé, compositor, cantor e instrumentista que inovou a música popular com seu trabalho singular, além da fusão da música erudita com a popular.

A cantora, compositora e ilustradora pernambucana Karina Buhr, e  Elke Maravilha atriz, cantora e apresentadora, participaram do lançamento do Caixa Preta em 2010, fazendo o show completo do disco “Intercontinental”. No dia 23, elas reapresentam este show, encerrando a série de apresentações.

Venha descobrir o que que tem na "Caixa Preta" a partir destas novas interpretações.