Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programas públicos e ao vivo

Foto: Carlos Rocha
Foto: Carlos Rocha

 

:: Acompanhe ao vivo a transmissão do encontro:A "transnacionacionalidade" como horizonte

--

 

Há décadas acompanhando as transformações e o desenvolvimento por que passaram a videoarte e as mais distintas formas de expressão, o 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil leva adiante a missão de disseminar a atual produção artística nacional e internacional. Exposições, palestras, performances, bate-papos – por meio de toda sorte de atrações, o evento busca alcançar os mais variados públicos. E, a fim de possibilitar a participação de todos os interessados, uma nova iniciativa marca esta edição que celebra os 30 anos de festival, inaugurado em 1983: a transmissão ao vivo de um dos destaques da programação, a série de atividades reflexivas Programas Públicos, que debate as temáticas abordadas nas mostras e publicações do Videobrasil.

Segundo Solange Farkas, diretora e curadora-geral do Videobrasil, “os Programas Públicos são atividades que buscam aprofundar temas, estimular a reflexão e novas possibilidades de desdobramento do Festival”. Carro-chefe dessa programação, os bate-papos que ocorrem no Galpão do Sesc Pompeia, contemplando temas como a internacionalização da arte e políticas de mobilidade, podem ser acompanhados aqui no portal do Sesc e pelo site oficial do festival.

“Criamos uma extensa programação, envolvendo mais de sessenta convidados, entre curadores, artistas e teóricos, que juntos vão explorar focos temáticos a partir das duas mostras desta edição, Panoramas do Sul e 30 anos”, diz  Solange Farkas sobre essa programação especial. Para facilitar a troca de ideias propostas, as atividades foram subdivididas em oito eixos temáticos: ContraTV - práticas experimentais do vídeo nos anos 1980; 18º Festival: Vetores e Inflexões; Residências e rotas para a pesquisa artística; A performance em três tempos; O sul em perspectiva; Reflexões em deslocamento; Leituras sobrepostas e À luz dos 30 anos.

Cada uma dessas categorias traz à tona fatos e momentos que ajudaram a construir a história do evento, tratando desde a produção audiovisual independente empenhada nos anos da ditadura por realizadores como Marcelo Tas e Fernando Meirelles, até as mais recentes tendências da arte contemporânea. Perpassando encontros, performances e até mesmo lançamentos de livros, a programação que poderá ser acompanhada pela internet é também uma grande homenagem ao legado construído pelo Videobrasil, pioneiro e até hoje maior expoente dos festivais de videoarte no Brasil.

:: Programas Públicos - Transmissões

::: 6.11.2013 - Curadores apresentam exposições e ações

::: 6.11.2013 - Pelo mundo: Processos e sentidos da internacionalização na arte

::: 8.11.2013 - Natureza mágica

::: 9.11.2013 - Design, Conceito e Espaço

::: 10.11.2013 - Hospitalidade e políticas da Mobilidade