Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro Internacional Públicos da Cultura terá cobertura educomunicativa

Contramestre de Cerimônias é parte da programação entranhada.<br>Foto: Divulgação
Contramestre de Cerimônias é parte da programação entranhada.
Foto: Divulgação

De 12 a 14 de novembro, no Sesc Vila Mariana, a atividade reunirá pesquisadores e professores universitários, representantes de instituições culturais e gestores da cultura do Brasil e de outros países

O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre o consumo e das práticas culturais na sociedade contemporânea, entendendo-se públicos como uma instituição social específica, relacionada aos domínios da recepção, e que pode ser compreendida através de análises sociais, a partir de dados quantitativos e qualitativos.

A programação conta com conferências, com nomes como Alan Brown (Estados Unidos), Amanda Tojal (Brasil), Ana Rosas Mantecón (México), Anne Krebs (França); laboratórios de troca de experiências sobre as metodologias, técnicas e estratégias das pesquisas sobre Públicos da Cultura; e uma programação entranhada, com instalações e performances de artistas da cena contemporânea, que dialogam com os temas dos debates do Encontro e acontecem pelos diferentes espaços da unidade.

Uma das atividades da programação entranhada é o Contramestre de Cerimônias. Ao apropriar-se de uma figura característica de eventos formais, o contramestre, assume o lugar do mestre de cerimônias padrão e é responsável não apenas por receber e informar o público, mas também por desencadear situações verbais e discursivas pouco convencionais, a partir de performance levada a cabo no púlpito do palco que recebe as conferências do Encontro.

Para saber mais, ver a programação e se inscrever, por favor, clique aqui.

Uma atividade como esta não poderia ter uma cobertura convencional, a ONG Viração fará a cobertura educomunicativa do Encontro. Para explicar o que é isso, ninguém melhor do que eles.

Outra comunicação possível: adolescentes e jovens fazem cobertura do Encontro Internacional Públicos de Cultura

Por Bruno Ferreira, da Viração

Câmeras, canetas e gravadores nas mãos. Muitas perguntas, provocações e empolgação. Talvez você imagine alguns jornalistas iniciantes apaixonados pela carreira durante alguma cobertura, mas nesse caso, são jovens comuns, muitos ainda no ensino médio, que farão a cobertura do Encontro Internacional de Públicos da Cultura, de 12 a 14 de novembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

O grupo de 15 adolescentes faz parte das atividades de formação da ONG Viração, localizada no bairro da Consolação, em São Paulo, que trabalha sob a perspectiva da educomunicação, um campo de intervenção social, que atua na interface comunicação/educação, para a transformação social.

Essa galera é sensibilizada e estimulada a exercer o direito humano à comunicação em diferentes espaços, fazendo da produção midiática uma forma de se apropriarem de conhecimento presente em diferentes ambientes (físicos e virtuais) e, ao mesmo, tempo expressarem sua visão acerca do mundo, da sociedade, dos paradigmas vigentes. Para isso, aprendem, durante as formações, técnicas de comunicação.

Para o Encontro Internacional de Públicos da Cultura, essa turma se reuniu na Viração para entender, coletivamente, o que é cultura. Durante essa reunião, que aconteceu no dia 7 de novembro, os jovens expuseram o que entendem por experiências culturais, relacionando-as aos temas a serem abordados no evento promovido pelo Sesc, construindo, dessa forma, as pautas e abordagens.

Os jovens farão a cobertura de modo coletivo, orientados pelos educomunicadores da Viração, em quatro diferentes linguagens midiáticas: texto, fotografia, áudio e vídeo. Em vez de jornalistas circulando pelo espaço e abordando pessoas para darem suas opiniões e impressões acerca das palestras, serão esses adolescentes que farão as vezes de comunicadores. Isso porque entendem que têm direito de se comunicarem e de expressarem, conforme aprendem e ouvem os presentes durante o evento, o que mais lhes marcou por meio de produtos midiáticos.

Os conteúdos produzidos por essa turma estarão disponíveis, a partir do dia 12 de novembro, neste espaço  e da Agência Jovem de Notícias. Acompanhe!

o que: Encontro Internacional Públicos da Cultura
quando:

12 a 14/novembro

onde:

Sesc Vila Mariana