Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Herança africana

Especial Musical: Femi Kuti é um dos destaques da programação
Especial Musical: Femi Kuti é um dos destaques da programação

Durante todo o mês, o SescTV já está reprisando o ciclo de cinema Ser Negro no Brasil O Que É? e, no dia 20, apresenta uma programação especial na data comemorativa.

A programação começa às 6h da manhã com o episódio Festas da série Coleções, que investiga o auto popular conhecido como Congada, que leva às ruas a população de Silvianópolis, Minas Gerais, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; Em seguida é a vez do Especial Musical Femi Kuti, com o cantor, compositor, saxofonista, trompetista, tecladista e ativista nigeriano, filho do lendário Fela Kuti, criador do afrobeat, em apresentação de repertório que mistura africanidade, música rítmica e percussiva e questões políticas.

O programa Coleções volta com o episódio Quilombo Conceição das Crioulas, que destaca a fundação desse quilombo, em meados de 1700, na cidade de Salgueiro (PE) por seis mulheres negras, em busca de um lugar para trabalhar e viver em liberdade.

A série Dança Contemporânea traz a coreógrafa e bailarina senegalesa Germaine Acogny, com seu espetáculo Songook Yaakaar, que une dança, texto, e vídeo para abordar a cultura africana e a migração de africanos para diferentes partes do mundo, principalmente para a Europa e para a América.

A realidade de Burkina Faso é abordada a partir do trabalho da Associação Cultural Benebnooma no documentário Sete Dias em Burkina: Os diretores mergulharam na história e na cultura do país africano, que luta para reconstruir sua identidade e superar a condição de pobreza, desemprego e analfabetismo.

O musical com Max de Castro e Simoninha que vai ao ar às 14h reúne as principais canções do repertório de Wilson Simonal, regado a entrevistas com os cantores, pontuando os momentos mais relevantes de sua carreira. Na sequência, o trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Alejadinho, e Manuel da Costa Ataíde desvenda a arquitetura barroca no programa Arquiteturas: Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. O programa Teatro e Circunstância: Teatro Comunitário e Teatro Étnico: Teatro da Negritude apresenta grupos que falam da racialidade, da condição e da representação do negro na cena brasileira: Bando de Teatro Olodum (BA), Grupo Caixa-Preta (RS), Grupo Cabeça Feita (DF), Teatro Negro e Atitude (MG) e Grupo Coletivo Negro (SP). 

O programa HiperReal: O Tempo da Vela visita o Samba da Vela, um autêntico culto ao samba realizado todas as segundas-feiras na Casa de Cultura de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Compositores, cantores, músicos e simpatizantes do samba se reúnem em volta de uma vela acesa para iniciar uma roda de samba que se estende até a vela apagar. E, para fechar a programação especial do dia 20,  Miguel de Almeida entrevista o ator Milton Gonçalves pelo programa Sala de Cinema.

O especial se estende por todo o mês de novembro, então também é possível conferir outros documentários relacionados à consciência negra, como Barka, um retrato do cotidiano dos africanos que vivem em Burkina Faso, mostrando o pensamento político e os ideais libertários, a expressão artística, as formas de trabalho e a visão de jovens e adultos acerca do país; o ator e diretor africano Sotigui Kouyaté fala sobre a memória de seu continente no especial Sotigui Kouyaté: um griot no Brasil. E, no dia 30, ainda é possível conferir o último programa do ciclo Ser Negro no Brasil O Que É? com a exibição do documentário Em Quadro: A História de Quatro Negros nas Telas, que aborda a vida e obra dos atores Ruth de Souza, Zezé Motta, Léa Garcia e Milton Gonçalves, retratando momentos fundamentais na construção da identidade cultural brasileira.

Especial Consciência Negra: Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

Coleções: Festas Brasileiras – Congado – Festa do Rosário
Dia 20/11, às 6h
Classificação Indicativa: Livre

Musical: Femi Kuti
Dia 20/11, às 7h
Classificação Indicativa: Livre

Dança Contemporânea: Songook Yaakaar - Germaine Acogny
Dia 20/11, às 9h
Classificação Indicativa: Livre

Coleções: Quilombo - Quilombo Conceição das Crioulas
Dia 20/11, às 11h
Classificação Indicativa: 10 anos

Documentário: Sete Dias em Burkina
Dia 20/11, às 13h
Classificação Indicativa: Livre

Musical: Homenagem a Wilson Simonal
Dia 20/11, às 14h
Classificação Indicativa: Livre

Arquiteturas: Igreja de São Francisco de Assis 
Dia 20/11, às 15h
Classificação Indicativa: Livre

Teatro e Circunstância: Teatro Comunitário e Teatro Étnico: Teatro da Negritude
Dia 20/11, às 16h
Classificação Indicativa: 12 anos

HiperReal: O Tempo da Vela
Dia 20/11, às 18h
Classificação Indicativa: 10 anos

Sala de Cinema – Milton Gonçalves
Dia 20/11, às 23h
Classificação Indicativa: 16 anos


Documentários

Barka
Dia 18/11, às 20h
Reapresentações: Dia 19/11, às 4h e às 15h; 22/11, às 11h; e 23/11, às 9h.
Classificação Indicativa: 12 anos

Sotigui Kouyaté: um griot no Brasil
Dia 22/11, às 20h
Reapresentações: Dia 24/11, às 8h; 25/11, às 5h e às 13h; e 28/11, às 17h.
Classificação Indicativa: Livre

Ser Negro no Brasil O Que É? – Programa 7 – Em Quadro: A História de Quatro Negros nas Telas
Dia 30/11, às 22h
Reapresentação: Dia 05/12, à 0h.
Classificação indicativa: 16 anos