Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Interior da Cultura: Tradição e Contemporaneidade

Encontros, oficinas e música, propõe uma reflexão sobre a cultura interiorana
Encontros, oficinas e música, propõe uma reflexão sobre a cultura interiorana

O Sesc Piracicaba realiza de 29/nov a 1/dez, o seminário O Interior da Cultura: Tradição e Contemporaneidade, que aborda a riqueza da cultura interiorana, aliada a elementos contemporâneos, contada e cantada por seus representantes ilustres

Composto por uma série de encontros, que propõem uma reflexão sobre novos caminhos possíveis para a produção cultural, o Seminário O Interior da Cultura: Tradição e Contemporaneidade busca traçar um panorama do fazer caipira e evidenciar sua correlação com o global.

A abertura do evento contará com a presença do Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e do autor Ignácio de Loyola Brandão. Fazem parte também dos encontros subsequentes personalidades como: Maria Rita Kehl, João Carrascoza, Mario Prata, Naum Alves de Souza, José Hamilton Ribeiro, Romildo Santana e Sérgio Ricardo.

Além das mesas de debate, estão previstas atividades complementares como bate-papso, vivências e workshops. O encerramento será marcado pela apresentação da tradicional dupla de viola piracicabana Craveiro e Cravinho, dupla que reverência a verve regional acústica da música brasileira.

A cultura interiorana, imaginativa e onírica, envolta pelo “natural” e menos concreto, sempre disposta a ouvir e fantasiar as coisas e causos que se desenrolam para lá da colina e para cá da cerca dos pomares em tempos espontaneamente esticados, seja em dedos de prosa ou segredos ao pé do ouvido, matuta alia-se nos dias de hoje às ferramentas contemporâneas para ganhar berrantes digitais e ponchos de Hélio Oiticica.

Forjada na sensibilidade para fabular histórias capazes de levar o caipira de Tietê, Cornélio Pires, a tornar-se referência e vanguarda aos olhos modernistas de Oswald de Andrade, com sua prosa regional e produção independente de discos e filmes, alçar o ator e cineasta Anselmo Duarte, da cidade de Salto para a França, laureado com o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes, elevar a pintura de Almeida Júnior (Itu) e Portinari (Brodowski) como expoentes das artes plásticas e Amâncio Mazzaropi, de Taubaté, ao imaginário brasileiro como grandes representantes de uma criação tradicional e ao mesmo tempo moderna, a cultura do interior paulista mantém sua produção de valores imateriais referenciais, impulsionada por sua pujança econômica e alma naïf.

Uma riqueza traduzida não apenas por cifrões obtidos devido à sua terra fértil, comércio frenético e polos tecnológicos, mas também por sua vazão intelectual e artística. Hoje presente na dramaturgia de Naum Alves de Souza (Pirajuí), na literatura de Ignácio de Loyola Brandão (Araraquara) e no cinema e música de Sérgio Ricardo (Marília), a arte produzida por caipiras “besuntados” de terra roxa tem ganhado dimensões ainda mais surpreendentes. Cresce articulada, imbuída de um discurso global, ao falar de sua aldeia para o mundo sem perder a identidade, para reforçar o protagonismo da região como locomotiva cultural.

Para analisar essa extensa e profícua produção de “pé vermelho”, o Sesc Piracicaba programou entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2013, o Seminário O interior da cultura: tradição e contemporaneidade, composto por encontros e workshops com a proposta de engendrar novos caminhos para este caldo de cana cultural, enérgico em vitalidade e de um melado que não cessa em destilar sua capacidade criativa.

o que: O Interior da Cultura: Tradição e Contemporaneidade
quando:

Dias 29/11, 30/11 e 01/12

onde:

Sesc Piracicaba, Rua Ipiranga, 155 | Piracicaba – SP

ingressos:

Inscrições em qualquer unidade do Sesc: de R$ 6,00 a R$ 30,00
Agendamento de grupos organizados: (19) 3437 9247 / 3437 9252 / inscricao@piracicaba.sescsp.org.br com o título do seminário, nome completo dos participantes, idade e telefone para contato.