Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Videobrasil + Expoprojeção + Zanini

 

Encontro, dia 26/nov no Sesc Pompeia, resgata contribuição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, de exposições históricas e figuras como a de Walter Zanini, falecido este ano, para a consolidação do vídeo no país

No Brasil, a consolidação do vídeo enquanto linguagem e a sua inserção no cenário das artes visuais contemporâneas tem sua trajetória intimamente ligada a alguns personagens, assim como as suas iniciativas em mapear, agrupar e expor estas obras ao grande público. Reunir essas pessoas e refletir sobre esses eventos e sua contribuição para as artes no Brasil é o cerne de um encontro histórico, o VIDEOBRASIL + EXPOPROJEÇÃO + ZANINI, atividade que integra os Programas Públicos do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

No momento em que Solange Farkas comemora os 30 anos do Festival com uma edição histórica, aberta no dia 06 de novembro no Sesc Pompeia, a mostra EXPOPROJEÇÃO 1973-2013 está em cartaz no Sesc Pinheiros, após abertura no dia 22 de outubro, recuperando a iniciativa de Aracy Amaral de organizar a primeira exposição dedicada ao audiovisual no país, desta vez com o reforço de Roberto Moreira S. Cruz na atualização das obras e artistas. Para completar a tríade dos pioneiros no fomento e difusão do vídeo no Brasil, Cacilda Teixeira da Costa, uma das coordenadoras do primeiro núcleo de vídeo criado por iniciativa de WALTER ZANINI em 1976, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), se une a Solange, Aracy e Roberto para refletir sobre a contribuição de Zanini para o vídeo e para a arte contemporânea no Brasil, em encontro mediado pelo curador Eduardo de Jesus. O evento acontece no dia 26 de novembro, as 20h, no Teatro do Sesc Pompeia, aberto ao público.