Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qual a história por trás de um QR Code?

Encontre todos os códigos espalhados pela unidade <br>Foto: Danilo Cava/Sesc
Encontre todos os códigos espalhados pela unidade
Foto: Danilo Cava/Sesc

Segundo a maior enciclopédia participativa do mundo atualmente, a Wikipédia, o QR Code (do inglês Quick Response Code, ou seja, código de resposta rápida) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Em outras palavras, a figura formada por pontinhos e quadradinhos é lida e convertida em um texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Quando surgiu, o código era usado na indústria, para organizar melhor o estoque. Hoje já é comum encontrar em revistas, anúncios em cartazes e até embalagem de produtos.

Agora, em toda a unidade do Sesc São José dos Campos, os códigos foram espalhados com a possibilidade de "descobrir" o conteúdo por trás deles, objetivo, aliás, desta intervenção: encontrar e saber mais sobre cada uma das figuras e sua relação com o local onde está instalado.

Para ler

Então vem a pergunta: como faz para ler? Existem diversos aplicativos gratuitos de celular para a leitura dos QR Codes, bem como a possibilidade de criá-los também por meio de outros aplicativos ou sites. Confira alguns desses sites:

- goqr.me

- QR Code Generator

- QR Stuff

Curiosidade

No Brasil a primeira empresa a aproveitar este recurso foi a loja Fast Shop, em dezembro de 2007, em um anúncio publicitário. E somente seis meses depois foi usado novamente, desta vez pela Nova Schin.

o que: Nas entrelinhas de um QR Code existe uma história!
quando:

no horário de funcionamento da unidade

onde:

diversos espaços

ingressos:

Grátis