Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cesar Camargo Mariano presenteia o público paulistano

O pianista vem ao Teatro do Sesc Pompeia acompanhado de Romero Lubambo
O pianista vem ao Teatro do Sesc Pompeia acompanhado de Romero Lubambo

Após pouco mais de um ano, César Camargo Mariano retorna a um dos palcos do Sesc SP para uma apresentação inédita. No ano passado, o pianista se apresentou pelo Festival Jazz na Fábrica, o maior e mais importante festival no gênero da América Latina e, em seguida, passou pelo Sesc Vila Mariana para lançar sua autobiografia "Solo" (Editora Leya), expor desenhos de sua autoria e oferecer workshop. No próximo dia 5 de dezembro se apresenta no Teatro do Sesc Pompeia ao lado do violonista Romero Lubambo para uma única apresentação de seu projeto "Duo" que circula pelas casas de jazz mais respeitadas do mundo.

César é considerado um dos mais completos músicos brasileiros e é também indissociável à história da música brasileira. Desde os tempos da bossa nova, colecionou parcerias marcantes e inesquecíveis, como Johnny Alf, Wilson Simonal, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Rita Lee, dentre outros. Muitos desses artistas tiveram seus discos arranjados e produzidos por César.

A apresentação de "Duo" é a concretização de uma afinidade musical que já vem desde 1996, quando, convidado a participar do Festival de Jazz de Montreux, Cesar Camargo Mariano convocou Romero Lubambo a integrar seu grupo. Foi de um concerto por lá que nasceu mais uma dessas comunhões extraordinárias, em que Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo dividiram o palco sacramentando em mais um encontro especial.

Desde então, a dupla tem se apresentado pelo mundo, em locais como Carnegie Hall (NY), Birdland (NY), Blue Note (Tokyo/Osaka/NY), e em festivais como La Pataya Jazz Festival (Uruguai), Santa Fe Jazz Festival (Santa Fe - USA), Heineken Jazz Festival (Brasil), Montreaux Jazz Festival (Suíça), Bellayre Music Festival (NY), Sala São Paulo - Mozarteum (Brasil) - com a Orquestra Filarmônica de Londres, Montreal Jazz Festival (Canadá), dentre tantos outros. Foram também convidados especiais no álbum "Obrigado Brazil" do celista Yo-yo Ma, gravando com ele, as canções"Samambaia" e "Cristal", compostas por Cesar. O álbum foi ganhador do Grammy em 2004. Residente atualmente nos Estados Unidos, a dupla volta ao Brasil para mais uma apresentação do show "Duo" no SESC Pompeia.

O repertório, basicamente composto das músicas do disco e DVD gravados em 2003, passa por uma rica variedade de estilos. Choro, samba, jazz, bossa e groove, ora se fundem e ora se alternam em novos arranjos de canções como “Fotografia” (Tom Jobim), das já consagradas “Samambaia”, “Curumim” e “Cristal” (Cesar C. Mariano), assim como o groove de “O que é, O que é” (Cesar C. Mariano) e “Mr. Jr” (Romero Lubambo).

Também fazem parte do espetáculo o contraste das melodias e da personalidade marcante de Cesar com a técnica jazzística de Romero, presentes em “Joy Spring” (Clifford Brown, Max Roach) e “Samba Dobrado” (Djavan), onde a dupla irrompe em momentos de tensão e conduz os ouvintes à resolução surpreendente dos arranjos. O que o público poderá conferir é a celebração da amizade, do respeito e da admiração mútua de dois músicos do mais alto quilate.