Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Calce as sandálias e entre na “Procissão” conduzida por Gero Camilo

Gero em cena na peça
Gero em cena na peça "A Procissão". (Foto: Camila Pissaia / Sesc)

“Qualquer espaço onde seja possível instaurar o estado de espírito necessário ao espetáculo. Isso pode se dar num palco convencional, ou até numa sala menos equipada”; esta foi à descrição recebida pelo Sesc Santo Amaro sobre o cenário para receber o espetáculo “A Procissão”, escrito e dirigido por Gero Camilo. Nos primeiros minutos da peça, logo entende-se o porquê da singela solicitação.

A essência do espetáculo fica a cargo da interpretação do ator. Velas de vários tipos e tamanhos espalhadas pelo espaço. Três focos de luz. Alguns poucos microfones e está completo o cenário. O diretor cearense apresenta esta montagem juntamente com dois “anjos” e musicistas, responsáveis pela sonorização que complementa com grande excelência este trabalho.

A Procissão mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Embalados ao som de viola, poesia e humor, o personagem Zé, interpretado por Gero, encara a plateia e interage com o público conduzindo-o pelos caminhos dos sertões. “Tonho, deixe teu povo e vá em busca da terra prometida. Aquela que jorra leite e mel. Onde não se morre de fome, de sede, muito menos haverá de se morrer de bala!”, trecho que relata o início da romaria.

O espetáculo começa com a entrada dos três personagens cantarolando como um grupo de romeiros, com velas acessas em punho. O público, já sentado fica a espera de Camilo e dos “anjos” que caminham pela Unidade envolvendo todos ao redor em um clima mágico. Não há exatamente uma trama narrativa, porém o romeiro Zé conta casos e fala da romaria. Graças à atuação ímpar de Gero Camilo, é possível captar as impressões do espírito que traduz uma verdadeira Procissão.

A atenção do espectador é totalmente voltada para a peça, que sem sofisticação, é capaz de passar a realidade dura de um povo onde as manifestações religiosas servem de apoio e de esperança. Mestre em sua arte, o ator com seus gestos e grande eloquência interpreta a festa religiosa de maneira cativante como se nos transportasse para junto de milhares de pessoas.

 

o que: A Procissão
quando:

7 e 14/dezembro

onde:

Sesc Santo Amaro

Venha assistir ao espetáculo "A Procissão"

Camila Pissaia/Sesc

Fotos relacionadas