Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil combate o desperdício e contribui com a construção da cidadania

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Encontro anual do Mesa Brasil em Santos reuniu doadores e beneficiados pelo projeto, numa confraternização que fez questão de homenagear os doadores e promover a integração entre estes parceiros

O Sesc apresenta em suas ações programáticas a cultura como meio de desenvolvimento humano e a diversidade como forma de promover a cidadania. Por isso, para este encontro aproveitou-se que estamos na cidade de Santos para destacar a importância do Café para o desenvolvimento do país e evidenciar o Centro de Santos como rico patrimônio histórico.

Por não se tratar apenas de um programa de repasse ou doação de alimentos, o Mesa Brasil em Santos assiste a um crescente aumento na mudança de antigos hábitos alimentares. Levando mensalmente informações e formação para os beneficiados, a coordenação do mesmo acredita que há um melhor aproveitamento dos produtos recebidos, inclusive no dia-a-dia das famílias ligadas às instituições beneficiadas. Como um círculo virtuoso, a informação repassada às instituições chega às crianças e seus familiares, promovendo uma alimentação mais adequada, nutritiva e saudável.

Um exemplo desse caminho pode ser constatado na entrevista concedida à EOnline pela diretora da Escola Portuguesa – Educação Infantil ,  Maria Regina M. Prieto Franco. Sua entidade está no programa há aproximadamente um ano e já assiste a inúmeras mudanças entre seus funcionários e assistidos. Acompanhe:

EOnline: Qual a importância do programa Mesa Brasil para a Escola Portuguesa?
Maria Regina: Atualmente, a alimentação dos nossos alunos é mais nutritiva, em função das doações de frutas, verduras, legumes, peixes, dentre outros alimentos que as crianças tiveram a oportunidade de saborear nas refeições preparadas pela nossa cozinheira “Tia Raí”. O programa também proporciona aulas de culinária, seminários, dentre outros encontros que estimularam à capacitação e estreitaram a parceria com a escola.

EOnline: Há quanto tempo aproximadamente vocês recebem doações do programa?
M. R.: No ano passado começamos a receber as doações de excelente qualidade do programa Mesa Brasil.

EOnline: Além das doações, de que forma o programa tem contribuído para a escola?
M. R.: No sentido da motivação pessoal e de capacitação, desde nossa cozinheira, nutricionista e toda equipe pedagógica. Desenvolvemos muitos projetos na área da nutrição este ano na escola, como: manual de boas práticas, livro de receitas, dentre outros projetos relacionados à educação nutricional.

EOnline: De todas as receitas ensinadas pelo programa, qual a predileta dos alunos?
M. R.: Após as aulas ministradas no Programa Mesa, a cozinheira testou a maioria das receitas, conforme a disponibilidade dos alimentos. A torta de liquidificador com cascas e o enroladinho de banana, foram sucessos com as crianças.

EOnline: Na sua opinião, como é a relação dos funcionários do programa com a escola?
M. R.: Eu só tenho a agradecer a toda equipe, desde a atenção, competência e acessibilidade da nutricionista responsável, bem como a dedicação e simplicidade das estagiárias que nos auxiliam, desde o início da parceria com o Programa.

...............

SABOREIE UMA DAS RECEITAS COMPARTILHADAS PELO PROGRAMA:

ENROLADINHO DE BANANA:

10 fatias de pão integral ou de leite
10 bananas prata (ou maçã ou nanica)
1 pote de doce de leite (400g) ou  geléia
½ copo  de leite (100 ml)
Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

Afine as fatias de pão com um rolo de macarrão, uma a uma. Passe o doce de leite ou geléia em uma das faces do pão e em cada fatia coloque uma banana e enrole. Com o auxilio de uma colher umedeça cada rolinho com um pouco de leite aquecido no microondas (não muito para não amolecer). Passe os rolinhos na mistura de açúcar com canela. Asse em forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos.

...............

O programa Mesa Brasil SESC, expressa uma trajetória de ação integrada contra o desperdício alimentar e fome, consolidando importantes parcerias. Aqui em Santos, o Programa evita que alimentos ainda próprios para consumo sejam descartados. Na prática, a equipe coleta no período da manhã em (supermercados, feiras, sacolões, padarias, etc.) e no período da tarde, distribui as doações em entidades sociais previamente cadastradas, que utilizam estes alimentos para complementar suas refeições.

Segundo Fabíola Freire, coordenadora Mesa Brasil SESC Santos, o programa não se limita a levar o alimento onde falta, mas se aplica a transmitir conhecimento para transformação social. As instituições cadastradas participam de treinamentos e oficinas culinárias, a fim de garantir a qualidade, a segurança e o aproveitamento integral dos alimentos.

Em Santos o Mesa Brasil SESC atende as cidades da Baixada Santista (Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Cubatão) contando com:
- 70 parceiros doadores (incluindo feirantes)
- 60 Instituições sociais beneficiadas
- Alimentos arrecadados: 24 toneladas/mês

É importante destacar que o Mesa Brasil SESC não atende diretamente a pessoas ou famílias e também não trabalha com refeições prontas, apenas recolhe e distribui alimentos para serem preparados pelas entidades sociais. E que novos doadores possibilitam o atendimento de mais instituições. Para Alimentar essa ideia basta ligar para 0800-109171.

Alimente esta idéia!
Ligue:  0800-109171

O que pode ser doado:
• Frutas, legumes e verduras
• Frios e laticínios
• Grãos e cereais
• Enlatados e conservas
• Pães e massas

O que não pode ser doado:
• Refeições prontas
• Doces e pães com recheios cremosos
• Alimentos com embalagens danificadas, data de validade vencida ou fora das condições normais de uso.

Mesa Brasil SESC Santos

Querô Filmes