Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um roteiro de exposições pelas unidades do Sesc em São Paulo

A exposição Amazônia Mundi está no Sesc Itaquera<br>Foto: Margie Moss
A exposição Amazônia Mundi está no Sesc Itaquera
Foto: Margie Moss

Mais de 50 exposições tomam conta das unidades do Sesc. Crianças, jovens e adultos podem aproveitar para passear, descobrir novos universos ou aprofundar os que já conhecem

“Na Amazônia, os animais são mais livres e tem muitos índios”, arrisca o menino de olhos atentos. “Lá a mata é bem grande, e fechada”, opina o outro. O grupo forma uma roda e contam ao monitor o que sabem sobre aquela região. Todos sentados, frente a um barracão comunitário de uma vila amazônica, instalado em meio ao Sesc Itaquera. E a viagem pela exposição Amazônia Mundi, começa assim.

Paulo Almeida criou uma série de pinturas a óleo, em diversos tamanhos e circulares, reproduzindo espaços do interior do Museu Paulista. A exposição Por Um Outro Ponto de Vista, feita especialmente para o Sesc Ipiranga, fica em cartaz até 23 de março de 2014.

Depois de passar pela capital pernambucana, Recife, a exposição Cidades em Tiras: a Metrópole. Com curadoria de André Luís Sanchez Cezaretto, a exposição apresenta temas referentes à vida urbana durante as décadas de 1980 e 1990, por meio de HQs produzidos por Angeli, Laerte, Luiz Gê, Adão Iturrusgarai, Spacca, Fernando Gonsales e um autor mais novo, Oliver Borges. No Sesc Santo André.

A relação do homem com as imagens e sua reprodução é um tema cada vez mais presente no cotidiano e essa é uma das reflexões propostas pelo PhotoEspaña.br, Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais que nasceu por uma demanda popular em 1998, em Madri (Espanha). A mostra, considerada um dos principais fóruns para a fotografia nos dias de hoje, pode ser vivenciada até dia 25 de janeiro de 2014 e pretende levar ao público a produção de fotógrafos e artistas visuais do mundo todo e servir de espaço para a reflexão, ponto de encontro profissional e plataforma para jovens criadores. No Sesc Consolação em em diversos espaços da cidade de São Paulo.

No Sesc Santana, o projeto Sesc Vitrine - A Paisagem da Cidade apresenta trabalhos de fotógrafos contemporâneos, como Marcelo Greco, José Bassit, Christian Maldonado, Márcio Távora, Tuca Vieira e Lucas Lenci, que registraram toda a complexidade que envolve as cidades. Com curadoria de Cristiano Mascaro.

PROMPTUS é um intercâmbio e residência de seis artistas do México e seis artistas do Brasil que compreende a mostra de performances, workshops e palestras, além de uma exposição, com o intuito de trocar e integrar a produção da arte brasileira com a a arte mexicana em comunicação com a cidade de São Paulo. De 14 de janeiro a 23 de fevereiro de 2013 no Sesc Santo Amaro.

Imagens feitas dos edifícios mais altos da capital paulista, como Itália, Martinelli, Copan e Altino Arantes, compõem a exposição São Paulo nas Alturas, que convida o público a reencontrar os horizontes da cidade. As fotos são de Fernando Stankuns. No Sesc Carmo até 30 de janeiro de 2014. O olhar sobre São Paulo também é tema da mostra fotográfica Carlos Moreira - São Paulo, no Sesc Bom Retiro.

Três exposições tratam da sétima arte. No Sesc Pompeia, Panoramas do Sul, que integra a 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, dá visibilidade a um recorte expressivo da produção artística recente do Sul geopolítico – América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático, e Oceania. Parte do mesmo festival, o Eixo Histórico: 30 anos é uma instalação comemorativa dos trinta anos de Festival, composta por uma polifonia de sons e imagens de mostras, performances, encontros e outros momentos relevantes das dezessete edições do Festival. Formada por 234 telas, a instalação é centro do eixo histórico do 18º Festival e propõe uma imersão nas mudanças do Videobrasil e no cenário das artes ocorridas nas últimas décadas. O Sesc Pinheiros recebe a Expoprojeção 1973-2013, que marca os 40 anos de sua realização reunindo quase 50% das obras apresentadas na edição de 1973; comcuradoria de Aracy Amaral e Roberto Moreira dos Santos Cruz.

José Mojica Marins (Zé do Caixão), David Lynch (EUA), Eduardo Coutinho (BR), Woody Allen (EUA) e Suzana Amaral (BR) são alguns dos cineastas que agora frequentam o hall do CineSesc. Estes são apenas alguns dos grandes diretores retratados pelo fotógrafo francês Ludovic Carème e reunidos sob a curadoria do professor e crítico de arte João J. Spinelli na mostra Diretores em Retrato - Registros de Ludovic Carème.

No Sesc Pompeia, a exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, integra as comemorações de aniversário de trinta anos do Sesc Pompeia e tem como referência a exposição criada pela arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pelo projeto inovador da fábrica onde está instalada a unidade.

No Sesc Taubaté, 7 pintores Naif retrataram a prática esportiva no Vale do Paraíba. Em comemoração ao aniversário de 157 anos de Ribeirão Preto no ano de 2013, o Turismo Social do Sesc Ribeirão promoveu passeios culturais pela cidade. Os viajantes foram estimulados a contar as suas histórias na cidade, sendo possível se reconhecer no processo histórico. E sob a orientação da fotógrafa Elen Arantes, aprenderam dicas de fotografia e de como registrar prédios históricos e paisagens naturais. A mostra Outras Viagens traz o resultado destas experiências a partir de 10 de janeiro de 2014.

Um olhar sobre as manifestações da fé no Brasil, expressas principalmente pelo catolicismo popular, que tem como base a religião cristã portuguesa sincretizada às influências das crenças indígenas e africanas, é o tema de Manifestações da Fé, no Sesc Catanduva até 30 de março de 2014

A fé também é tema da mostra Os Magos - A Folia dos Santos Reis, que traz imagens que registram a magia do ritual popular da folia dos Santos Reis Magos no interior de São Paulo e Minas Gerais: a simbologia, os mitos, a crença e a fé; os preparativos, o figurino e os instrumentos musicais; a espada, os tambores e os arcos. A diversidade de cores e estilos das bandeiras e das cantigas. Através de suas fotos, Walter Antunes capta o espírito desses rituais que marcam os encontros entre as folias. A exposição conta com fotos realizadas apenas em filme, entre 1999 e 2013. A exposição, feita pelo Sesc Presidente Prudente, está em cartaz no Centro Cultural Matarazzo até 2 de fevereiro de 2014.

O Sesc São José dos Campos propõe a instalação A montanha e o tempo para compor a programação especial do Sesc Verão 2014 - O verão nas montanhas. A proposta expositiva evidencia a Serra da Mantiqueira e propicia momentos de interiorização e apropriação desta paisagem. Também sobre o Sesc Verão 2014, que tem como proposta temática O tempo e as escolhas de lazer da população, a unidade Vila Mariana realiza um desdobramento do tema tendo como foco os tempos de deslocamento e de usufruto do espaço urbano, mais precisamente do espaço/tempo específico das ruas paulistanas; de 4 de janeiro a 9 de março de 2014.

Isso é só uma parte da programação! Clicando aqui, você pode conferir todas as exposições em cartaz nas unidades do Sesc em São Paulo.