Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Programa de Segunda


 

Com sábados e domingos sempre lotados, São Paulo começa a oferecer opções culturais no início da semana



São Paulo é uma cidade enorme e, na maior parte do dia, seja de manhã ou à tarde, tem um trânsito à beira do caos. E, nos finais do semana, o quadro não é diferente: ruas cheias, filas enormes para assistir a um filme, um show ou uma peça de teatro.


Mas para quem não gosta de perder tempo esperando na porta de um cinema, no trânsito ou na rua cheia de gente, há algumas opções de eventos culturais que acontecem durante a semana. De um tempo para cá, teatros, casas de shows e centros culturais abrem suas portas às segundas-feiras para quem quer fugir da bagunça de quinta a domingo. É a cidade que se reinventa e oferece uma nova escala de horários para o lazer. As opções ainda são poucas, mas é o início de uma tendência que agrada à população.


O ator Denis Antunes, que assina o roteiro e está no elenco da peça Ontem Eu Te Amo..., em cartaz no Sesc Consolação às segundas e terças-feiras, até o dia 18 de fevereiro, aprova a ampliação da oferta. “O curioso é que estes são os dias nobres da Sala Beta, no terceiro andar do Sesc Consolação, com todas as sessões lotadas”, afirma Denis.


Denis considera uma vantagem haver boas opções de programas culturais em dias de semana. “Sair à noite, para mim, sempre foi melhor de terça e quarta-feira, e eu vejo que a coisa tem tomado esse rumo. O público é outro. Acho que, cada vez mais, a cidade está oferecendo bons produtos para quem quer sair em dias não convencionais”, explica. “Por mim, quanto mais eventos, melhor. A cidade é preenchida e abastecida todos os dias.”


O Centro Cultural Banco do Brasil é outra opção às segundas. Até o dia 21 de abril está em cartaz a exposição Visões da Coleção de Ludwig, que conta com 70 obras da Coleção Ludwig, sediada no Museu Estatal Russo de São Petersburgo. A mostra conta com peças da arte pop, neoexpressionismo alemão, fotorrealismo e outros movimentos artísticos, que vão desde a década de 1960 até os dias de hoje. Obras de Pablo Picasso, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jeff Koons e Jean-Michel Basquiat podem ser vistas na exposição.


Também está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, até o dia 14 de abril, a peça Tríptico Samuel Beckett. O espetáculo sintetiza a obra de Samuel Beckett, um dos grandes escritores do século 20, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. A peça é estrelada pelas atrizes Nathalia Timberg, Juliana Galdino e Paula Spinelli, que interpretam uma mesma mulher em três fases da vida (infância, maturidade e velhice).


Para quem prefere música, o Sesc Instrumental é um projeto que existe há mais de 20 anos, com apresentações às segundas na unidade Consolação. “O Sesc Instrumental veio para o Sesc Consolação em 2010”, diz Luis Fernando Figueiredo, um dos responsáveis pela programação musical do Sesc Consolação. “Sempre há público, ele acontece em uma sala com 280 lugares e tem uma média de 150 pessoas quando é um nome menos conhecido da mídia, mas lota quando é um nome mais forte.”


O Sesc Carmo é outra opção para o início da semana. Em janeiro, a banda de samba-rock Sandália de Prata comemorou 10 anos com uma apresentação no dia 27. Até o dia 30 de abril pode ser vista a intervenção visual em diversos espaços do Sesc Carmo Mais Amor Por Favor, inspirada na intervenção urbana do VJ Suave, na qual os artistas Ygor Marotta e Ceci Soloaga criaram uma campanha para pedir mais carinho, afeto e respeito, espalhando frases como “mais amor, por favor” pelas ruas de São Paulo.


O CineSesc também abre suas portas às segundas. Além dos filmes em cartaz, o local também prepara exposições e mostras no seu espaço. A exposição Diretores em Retrato – Registros de Ludovic Carème esteve na unidade até o dia 31 de janeiro, com fotografias de diversos diretores brasileiros e estrangeiros. Outro destaque é o Festival Sesc Melhores Filmes – o mais antigo da cidade de São Paulo, criado em 1974 –, que está em sua 40ª edição. É preparado com base na votação do público, que elege os melhores filmes do ano anterior para uma mostra no CineSesc e em diversas outras Unidades do Sesc a preços populares. Trata-se de uma chance a mais para quem perdeu algum bom filme de 2013, ou para quem quer rever algo nas telonas.


A programação do Teatro Sérgio Cardoso também merece ser observada às segundas. Até o dia 4 de fevereiro, às segundas e terças-feiras, permanece em cartaz a peça Teatro de Bonecas, adaptação do texto de mesmo nome de Henrik Ibsen. No Teatro Folha, a peça Circo de Borracha fez parte da programação de férias da casa, que aconteceu até o final de janeiro.


A nova tendência de programação cultural às segundas mostra ser uma opção a quem deseja ser criativo e fugir dos dias mais movimentados.



ALGUMAS OPÇÕES DE EVENTOS CULTURAIS ÀS SEGUNDAS EM SÃO PAULO


Teatro Sérgio Cardoso nas férias
Teatro Folha nas férias
Sesc Consolação
Sesc Carmo
CineSesc
Centro Cultural Banco do Brasil