Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nossa Senhora das Dores

 



Em 1970 o Fundo Estadual de Cultura de São Paulo adquiriu a estátua de Nossa Senhora das Dores do colecionador Haroldo Lisboa da Graça Couto no Rio de Janeiro. A peça foi autenticada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o qual concedeu o tombamento no livro de Belas Artes no dia 14 de novembro de 1969. Não se sabe exatamente quando a peça foi feita, mas foi no século 18 que Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho – produziu a estátua.


O artefato foi autenticado conforme o seguinte parecer: “Trata-se de peça com características da obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. É de se notar a originalidade da composição dinâmica, definida por trama geométrica que, jogando com evidente paralelismo de planos, linhas e ângulos, busca articular uma composição marcadamente poligonal – na parte superior a partir da linha mediana – com outra em que dominam paralelas oblíquas.


Essa articulação, entretanto, devido à falta de força de trechos da parte inferior, não consegue ser obtida a contento, comprometendo-lhe de certa forma a unidade de uma peça, que por seu tamanho, pelo tratamento em bloco e pelo contraste do volume geométrico e rude com a delicadeza do resto da Virgem, seria obra a se integrar ao melhor grupo de imaginária do mestre”.



Conservação

A estátua já passou por processos de restauro e conservação e atualmente encontra-se no acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Mas já foi exposta em outros países, como no Museu do Vaticano (Vaticano), no Museu Victoria & Albert em Londres (Inglaterra) e no Museu Smithsonian em Washington (EUA).



Antonio Francisco Lisboa

A biografia de Aleijadinho sempre foi envolta em mistérios. Pouco se sabe de sua vida. Nascido em Ouro Preto, é considerado o maior expoente de Arte Colonial do Brasil e o maior representante da arte Barroca e Rococó Americana. Das mais de 400 obras cuja autoria é atribuída a ele, poucas possuem documentação que atestem ser, de fato, de Aleijadinho. Muitas obras, como a estátua de Nossa Senhora das Dores, são autenticadas com base em comparativos com outras obras do mestre.



Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra surgiu de um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a Mitra Arquidiocesana de São Paulo em 1969. No ano seguinte o museu foi oficialmente instalado na ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz. O acervo começou a ser formado em 1907, pelo então primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva. A partir de 1970, foi ampliado de forma significativa.



Visitação:
Terça a sexta - 9h às 17h  |  Sábados e Domingos - 10h às 18h
Av. Tiradentes, 676 - Luz  |  São Paulo - SP - CEP: 01102-000
Estação Metrô Tiradentes