Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Jogos Paulista Sesc/FPDC reúne atletas com deficiência visual

O Futebol de 5 é uma das modalidades apresentadas<br>Foto: Vivian Gasperotto/Sesc
O Futebol de 5 é uma das modalidades apresentadas
Foto: Vivian Gasperotto/Sesc

A competição é uma das ações do Sesc para a inclusão de todos em práticas físico esportivas. Atividades paralelas abertas propõem a troca de experiências entre pessoas com e sem deficiência. O atendimento permanente direcionado facilita a vivência esportiva por pessoas com diferentes deficiências.

Nos dias 29 e 30 de março o Sesc Taubaté sedia os Jogos Paulista Sesc / FPDC [Federação Paulista de Desportos para Cegos]. Esta é a quarta edição do evento, que surgiu com o objetivo de agrupar as competições de diferentes modalidades que já eram realizadas pela FPDC isoladamente durante o ano. Outra meta do é ampliar a prática de atividades físicas, atendendo às pessoas com deficiência visual. 

Na tabela de jogos estão modalidades tradicionais adaptadas à prática por cegos e também um esporte que foi idealizado especialmente para a prática de pessoas com deficiência visual, o goalball. Nele, as equipes jogam uma bola que possui um guizo em seu interior. O som do guizo guia os atletas em sua direção, e o objetivo final é acertar o gol. Além dos jogos e de uma clínica de arbitragem para goallball, acontecerão competições ou demonstrações de natação, atletismo, xadrez, judô, futebol de 5 [modalidade adaptada do futsal], levantamento de peso e basquete aquático.

Nestes 4 anos de competição, a maior marca da evolução e do fortalecimento do evento é a expansão para uma programação paralela, com uma característica mais forte de integração. A afirmação é de Zeno Prazeres, técnico de programação do Sesc Taubaté: “Além da parte competitiva, buscamos trazer as pessoas que não são deficientes visuais pra que elas participem juntamente com os cegos. Pra esse ano temos uma série de atividades com a participação de cegos e não cegos”, explica. 

Em 2014, os instrutores de atividades físicas organizarão o jogo de cabra cega, em que um dos participantes, com vendas nos olhos tenta alcançar e pegar os outros jogadores. Na roda de tambores os participantes experimentarão instrumentos de percussão buscando uma comunicação por meio do som e da música. 

Na área de desenvolvimento físico esportivo, um dos parâmetros de ação é agregar todos na prática de atividades físicas. Uma pessoa com deficiência ao procurar uma unidade do Sesc será avaliada em de sua autonomia e limitações, para que seja indicada o melhor programa de treinamento. Nos casos em que a pessoa precisa de um acompanhamento mais intensivo, é indicada a participaçãode um tutor para acompanha-la durante os treinos e jogos.

o que: IV Jogos Paulista Sesc/FPDC
quando:

Dias 29 e 30/3

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000