Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Sorocaba, um prédio verde

Unidade do Sesc Sorocaba | foto: Pedro Vannucchi
Unidade do Sesc Sorocaba | foto: Pedro Vannucchi

“Trata-se de um prédio verde, não na cor, mas na intenção. A sustentabilidade mais importante é sempre a programática, o ponto de vista da proposta da instituição. O que o Sesc vem fazer em Sorocaba? Esse prédio procura adaptar-se exatamente ao programa que oferecemos”.  É assim que Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc no Estado de São Paulo, definiu a unidade do Sesc Sorocaba em entrevista coletiva realizada no dia 21 de agosto de 2012.

Acompanhe direto do Sesc Sorocaba: Encontro sobre Edificações Sustentáveis
 



Atualmente, fala-se muito em sustentabilidade, tecnologias verdes, edifícios ecológicos, entre outros termos. Mas você sabe o que é um prédio verde?

Prédios verdes são construções que seguem determinados parâmetros e que têm uma preocupação com o meio ambiente em que estão inseridos e com a correta utilização dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e a correta destinação dos resíduos gerados por essa utilização. Assim, a preocupação com a eficiência e com a qualidade é sempre voltada para o mínimo impacto ambiental possível.

O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis, de acordo com o Green Building Council (Conselho de Construções Verdes), organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade por meio da avaliação na forma como os edifícios são projetados, construídos e operados; o país já possui 449 edifícios ecologicamente corretos registrados, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China.

O Sesc Sorocaba, pelo padrão construtivo, adotado desde o início de seu projeto, está certificado como um “edifício verde”. A certificação LEED - Leardership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental) uma das mais disseminadas no mundo e que avalia todo ciclo construtivo do projeto à obra e da obra à futura operação do empreendimento, pôde ser obtida mediante uma pontuação cuja soma classificou o empreendimento do Sesc Sorocaba segundo padrão “Ouro”. Esse nível de certificação atesta que houve reduzido impacto ecológico em área urbana, tanto na prevenção da poluição do solo quanto do ar e da água, durante a sua construção.

Para aproveitar a luz natural, o prédio conta com amplas janelas, refletores espalhados estrategicamente pelo espaço que potencializam a iluminação das poucas lâmpadas acesas. Todo o vidro usado absorve menos calor do sol que os vidros comuns, deixando o ambiente mais fresco sem precisar de ar condicionado. As fontes de energia também são variadas. De 60% até 70% do aquecimento de chuveiros e piscinas provêm de placas solares.

A redução do consumo de água foi projetada com a adoção de dispositivos inteligentes de irrigação e mini-estação meteorológica capaz de prever a situação das chuvas e da captação das águas pluviais. Uma das grandes inovações implantadas é o sistema de reaproveitamento da água da chuva. Depois da captação no telhado, plantas e peixes acomodados em tanques colaboram com a filtragem da água que segue para regar as plantas e abastecer vasos sanitários.

No quesito de conforto ambiental foi adotado o uso de telhados verdes, que proporcionam melhor conforto interno e também contribuem para a redução de ilhas de calor e da poluição luminosa.

O prédio do Sesc Sorocaba, foi a primeira unidade do Sesc a receber a certificação LEED e os projetos socioambientais desenvolvidos são imprescindíveis na formação de uma cultura e de práticas sustentáveis e as características da sua edificação verde são elementos de propostas educativas em um modelo a ser conhecido e seguido.
 

o que: Encontro sobre edificações sustentáveis
quando:

8 de abril, às 9h

onde:

Sesc Sorocaba | Rua Barão de Piratininga, 555 | 15 3332-9933

inscrições:

Online - Clique aqui ou na Central de Atendimento.