Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Um Imaginário Paulista

ALMANAQUE

Um Imaginário Paulista
Pinacoteca do Estado de São Paulo

Ao entrar na sala Um Imaginário Paulista, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o visitante se depara com um espaço que tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a imagem que a cidade buscava projetar para si mesma durante o século 19.
Pertencente à Secretaria de Estado da Cultura, a Pinacoteca foi fundada em 1905, com base em uma coleção reunida no então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, com obras adquiridas ou doadas para o governo do estado. Foram, então, transferidas 26 obras de artistas importantes, como Almeida Júnior e Pedro Alexandrino. Isso permitiu o início da formação do acervo, que atualmente é composto por 9 mil obras e atrai, aproximadamente, 500 mil visitantes por ano.

Ideário crítico
Com cerca de 20 quadros, a ideia é discutir um tema central para a crítica de arte paulista, em especial a modernista. Quem explica é a historiadora e integrante da equipe cultural de pesquisa e curadoria da Pinacoteca, Fernanda Pitta. “A proposta da sala é olhar para a produção
paulista da virada do século 19 para o 20; no caso da obra de Almeida Júnior, como uma espécie de momento inaugural da arte brasileira. Vemos tal apontamento em autores como Monteiro Lobato e Mário de Andrade, que escreveram sobre isso ao longo dos anos 1930 e 1940.”

Autores e temas da sala 10
A organização da sala 10, onde está localizado o acervo, monta um percurso que sugere uma espécie de confronto entre as imagens do processo de modernização da cidade, com áreas mais urbanizadas e outras quase rurais. Segundo Fernanda, a dicotomia pode ser percebida por meio das obras: “Temos em Caipira Picando Fumo e Amolação Interrompida, pintados por Almeida Júnior, toda a iconografia de certo pensamento da origem do paulista, do que caracterizaria a sua cultura. De outro lado temos as transformações na cidade, que de certa maneira negam a cultura caipira que deveria ser preservada. Na parede quase oposta ‘à dos caipiras’ temos a representação dos imigrantes, que são outra ponta do processo de modernização do estado e da cidade”, compara.