Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

DIA DO DESAFIO 28/5
MOVIMENTO PELA SAÚDE
Campanha incentiva a prática de atividades físicas para obter os benefícios de uma vida ativa


Em sua 20ª edição, o Dia do Desafio é um evento que incentiva a prática de atividades físicas e o exercício regular em prol da saúde. “Criada em 1983, no Canadá, e coordenado mundialmente pela Tafisa (The Association For International Sport for All), a iniciativa chegou ao Brasil em 1995 e a partir daí, sob a coordenação do Sesc, vem envolvendo mais e mais cidades e participantes até que, em 2013, chegamos a mais de 48 milhões de pessoas”, explica a coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Dias.
A partir de 2013, o Dia do Desafio passou a fazer parte das ações da campanha MOVE Brasil, que tem o compromisso de ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016.
No dia 28 de maio, pessoas de todas as idades em diversas cidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Peru, entre outros países, vão participar das mais variadas práticas esportivas chamando a atenção para os benefícios de uma vida mais ativa.
As atividades, que vão ocupar praças, escolas, parques, empresas, clubes, academias e outros locais públicos, serão caminhadas, pedaladas e corridas, mas também haverá atividades inusitadas, como flashmob em uma estação de trem.
“Acreditamos que a relevância desse movimento está na proposta de ressaltar a importância da prática regular da atividade física”, completa a coordenadora.

“Acreditamos que a relevância desse movimento está na proposta de ressaltar a importância da prática regular da atividade física”
Maria Luiza Dias, ¿coordenadora do Dia do Desafio,


Arte itinerante
De 25 de abril a 11 de maio, o Circuito Sesc de Artes percorre 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Com uma programação cultural diversificada e itinerante, 370 artistas de música, dança, tea­tro, circo e intervenções artísticas se apresentaram em 66 trabalhos diferentes. O evento tem como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais e promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens. Toda a programação acontece em praças, parques e centros culturais, com entrada gratuita. Saiba mais em sescsp.org.br/circuitosescdeartes

“Meu trabalho é um fracasso, porque tentei guardar a lembrança das pessoas, lutar contra a morte e, é claro, não consegui.”
Christian Boltanski, em entrevista à Folha de S.Paulo. ¿O artista faz exposição no Sesc Pompeia até 29/06

“Beckett tinha necessidade de chegar ao limite da expressão, de levar a palavra ao impasse, ao ponto em que ela não comunica. Fazendo isso, ele tenta ir aonde a literatura nunca foi.”
Nathalia Timberg, em entrevista ao jornal O Globo. A atriz esteve em cartaz no Sesc Santo André  em abril, com a peça Tríptico Samuel Beckett

Pano para manga
A exposição Panos – Usos e Costumes, em cartaz até 23 de maio no Sesc Bom Retiro, revela a história da utilização dos panos em diversas culturas de diferentes pontos da Terra. Com curadoria de Sônia Kiss e Renato Imbroisi, a mostra reúne tecidos de diversos pesos e texturas tingidos em processo natural com pau-brasil, além de exibir expressões populares relacionadas ao tema, como “panos quentes” e “por trás dos panos”.

Entre acasos  e coincidências
Baseado no romance homônimo de Grégoire Bouillier, o espetáculo O Convidado Surpresa leva ao palco uma história de amor repleta de simbologias, acasos e coincidências. Em um texto em que a literatura é tema e também matéria-prima, o autor narra as relações artísticas e pessoais que teve com a multiartista Sophie Calle. Encenada pela Cia. Empório de Teatro Sortido, a peça esteve em cartaz em abril, no Sesc Pinheiros.

Flores  para apreciar
A exposição Pétala por Pétala chega à sexta edição no Sesc Interlagos, neste mês de maio. O evento contou com a participação de 14 expositores, que trabalham com projetos e produtos comprometidos com a sustentabilidade. Com o subtítulo Do Mato ao Prato, esta edição discute a importância dis alimentos não convencionais.

Homenagem ao poeta
O espetáculo Vinicius de Vida, Amor e Morte, em cartaz em abril no Sesc Santo Amaro, fez uma relação entre a obra literária e musical de Vinicius de Moraes e situações  contemporâneas. Percorrendo uma série de acontecimentos poéticos, o público foi convidado a experimentar a música e a poesia de Vinicius de uma maneira diferente.

Retrato de  uma época
Última peça escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchékhov, o espetáculo O Jardim das Cerejeiras retrata o declínio de uma família aristocrática em meio às transformações sociopolíticas do início do século 20. A encenação da Cia. Elevador esteve em cartaz no Sesc Bom Retiro entre abril e maio e enfatiza a delicadeza das relações humanas.

Arte no muro
A arte urbana de Zé Pretinho esteve em exposição no Sesc São Caetano, em abril. O artista transforma matéria-prima simples em expressão do cotidiano urbano, mostrando bonecas e frases em seu muro construído na periferia. A exposição reuniu uma reprodução em plotagem do muro, fotografias e instalação audiovisual.